Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

As únicas pessoas que tiveram contato com ela após o surgimento das bolhas, período em que o contágio se torna possível, foram as duas que moram com ela

Goiás já tem três casos suspeitos de varíola dos macacos

29/06/2022, às 15:15 · Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia monitora três pessoas após a confirmação do primeiro caso suspeito da varíola dos macacos em Goiás.

A paciente que tem 43 anos e dois familiares, que vivem com ela na mesma casa. A mulher está em boas condições de saúde, e o resultado do exame que pode confirmar a doença deve sair ainda esta semana. 

A mulher procurou um médico da rede particular com fraqueza, dor no corpo, ínguas e bolhas (chamadas vesículas) no pescoço e outras partes do corpo.

O profissional que a atendeu encaminhou o caso para o Ministério da Saúde, por ser uma doença de notificação compulsória. Já no domingo uma equipe da SMS coletou material da paciente para fazer a análise.

A amostra foi enviada para o Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros, o Lacen, e para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Esse é o caso da mulher de Goiânia. Ela esteve com outra pessoa que teve sintomas e tem histórico de viagem. Nem a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) nem a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informaram em qual município essa pessoa mora.

As únicas pessoas que tiveram contato com ela após o surgimento das bolhas, período em que o contágio se torna possível, foram as duas que moram com ela, de acordo com o rastreamento da SMS. Nenhuma delas teve qualquer sintoma até o momento. 



SES-GO Goiás Variola Macacos
P U B L I C I D A D E