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Goiânia, 29/05/24
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Sob o ponto de vista da sustentabilidade, é importante lembrar que a partir do momento em que um eletrificado chega à estrada, não haverá mais emissões de poluentes pelo escapamento, contudo ainda contribuirá com um grau de poluição mínimo por partículas

Somente neste ano, venda de carros elétricos cresceu 190% em Goiás

27/06/2022, às 12:12 · Por Redação

Em Goiás, a venda de carros elétricos cresceu 190%, em 2022 acima das estatísticas nacionais que apontam que as vendas de carros elétricos e híbridos leves cresceram cerca de 78% no primeiro quadrimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

Isso reforça a expectativa da Associação Brasileira do Veículo Elétrico de mais um ano positivo para a eletromobilidade no Brasil. Com os 3.123 emplacamentos feitos no mês de abril, o mercado já contabiliza mais de 12 mil unidades comercializadas no ano, em comparação a quase 35 mil em 2021. Em Goiás, as vendas de eletrificados quase triplicaram no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram emplacados 407 veículos nos três primeiros três meses deste ano, em comparação a 140 no mesmo período de 2021, um aumento considerável de 190%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).

Mais uma vez, o crescimento dos “eletrificados” segue no sentido contrário do mercado doméstico de veículos leves à combustão, que teve uma redução nas vendas de 23% no mesmo período, segundo a Federação. Quanto ao futuro, executivos da indústria global de automóveis acreditam que mais de 41% dos novos veículos vendidos no Brasil em 2030 serão eletrificados.

Desde as últimas altas do preço do combustível, o setor de transporte vem recebendo uma variedade de medidas para incentivar a compra de eletrificados, como por exemplo o projeto de lei do senador Irajá Silvestre Filho, que isenta o imposto sobre importação dos veículos elétricos e híbridos até 31 de dezembro de 2025. Irajá deu como argumento que o benefício tributário pode reduzir o preço final ao consumidor, que ainda é elevado para os padrões brasileiros. Se aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto deve seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

Sob o ponto de vista da sustentabilidade, é importante lembrar que a partir do momento em que um eletrificado chega à estrada, não haverá mais emissões de poluentes pelo escapamento, contudo ainda contribuirá com um grau de poluição mínimo por partículas de pneus e freios. Porém, o impacto ambiental real ocorre na produção, ou seja, antes desses carros deixarem as fábricas.



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