Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A maioria dos casos registrados desse tipo de violência é praticado por pessoas próximas ao idoso como filho, sobrinho, neto, cuidador, funcionário

Mais de 400 denúncias de violência contra idosos são registradas em Goiânia

16/06/2022, às 22:03 · Por Redação

Desde o início do ano foram registradas 420 denúncias de violência contra idosos de acordo com dados da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai). 

Durante a pandemia houve aumento no número de casos, de acordo com dados do Disque Direitos Humanos , órgão do Ministério da Justiça, a prática dos crimes contra os idosos aumentou 60%. 

A delegacia recebe denúncias sobre vários crimes praticados contra idosos como violência física, financeira, emocional, abandono, psicológico, sexual e medicamentosa.

Após a denúncia a equipe da delegacia especializada manda uma equipe até o local onde o idoso está e verifica a procedência do caso e verifica o estado físico dele, emocional, se o crime ocorre de verdade, se tem lesões no corpo e até se tem comida em casa.

A maioria dos casos registrados desse tipo de violência é praticado por pessoas próximas ao idoso como filho, sobrinho, neto, cuidador, funcionário. 

A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Goiânia, deflagrou no dia 27 de maio a Operação Senex, que deu continuidade a medidas desenvolvidas pela Deai, na busca de coibir a violência contra os idosos no Estado.

O objetivo da ação é combater crimes de violência contra os idosos na capital. A operação se estendeu até este 15 de julho, em comemoração ao junho violeta, mês de referência ao combate da violência aos idosos.

O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O mês de junho é chamado de Junho Violeta porque a planta violeta significa família. E a maioria dos crimes em desfavor do idoso é praticado no seio familiar. 


Idosos Violência Goiânia
P U B L I C I D A D E