Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Governador Ronaldo Caiado abre colheita do milho safrinha em Caldas Novas

Com crescimento previsto de 23%, Governador abre colheita do milho safrinha

14/06/2022, às 21:50 · Por Redação

O governador Ronaldo Caiado abriu nesta terça-feira, 14, em Caldas Novas, a colheita do milho safrinha. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o milho de segunda safra em Goiás cresça 23% no ciclo 2021/2022, quando comparado ao período anterior.

 

“A tecnologia, a garra do produtor e a competência do setor rural mostram que o agro é o sustentáculo para gerar riqueza, emprego, renda e qualidade de vida”, observou o governador durante evento realizado na Fazenda Planalto. Se confirmada a projeção, esse crescimento ajudará o Estado a bater novo recorde na safra de grãos, cuja estimativa geral gira em torno de 28,1 milhões de toneladas. Na safra anterior, foram 24,6 milhões de toneladas de grãos.

 

O milho safrinha possibilita uma produção e faturamento em um período ocioso do ano, em que o preço do grão geralmente é maior do que no período de safra de verão. Ainda segundo a Conab, o milho safrinha deve fechar o ciclo 2021/2022 com crescimento de 5% em área plantada e 17,2% em produtividade média. A área plantada deve ficar em 1,7 milhão de hectares; a produtividade média, em 4,8 toneladas por hectare; e a produção, em 8,4 milhões de toneladas. Os dados constam no 9º Levantamento da Safra de Grãos.

 

O titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, afirmou que 2022 tem sido um ano promissor para o Estado. “Vamos colher cerca de 11 milhões de toneladas de milho, e isso contribui muito com a nossa economia, com a geração de emprego e a otimização de maquinários. Então, a safrinha se torna extremamente importante”, explicou ao somar o volume das duas safras. 


Caldas Novas Agricultura Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E