Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O anúncio contou com a presença do presidente nacional da legenda, deputado federal Marcos Pereira (ES)

Sem as principais lideranças, Republicanos anuncia apoio a Mendanha

13/06/2022, às 20:22 · Por Redação

Em um ato esvaziado, o Republicanos oficializou nesta segunda-feira, 13, apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) ao governo estadual nas eleições de outubro em troca de abrigo ao deputado federal João Campos, pré-candidato ao Senado Federal. O anúncio contou com a presença do presidente nacional da legenda, deputado federal Marcos Pereira (ES), que não escondeu a divisão interna sobre a sucessão estadual e liberou os correligionários. 

Ao anunciar a aliança, Marcos Pereira garantiu que não haverá intervenção da cúpula do partido contra quem apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O prefeito de Goiânia Rogério Cruz e os principais pré-candidatos da legenda, entre eles os deputados estaduais Jefferson Rodrigues e Rafael Gouveia, já declararam apoio ao governador. Pastores e pré-candidatos à Câmara Federal, Rodrigues e Gouveia são ligados, respectivamente, às igrejas Universal do Reino de Deus e Assembleia de Deus – Ministério Vila Nova. A Igreja Universal também manifestou apoio ao atual governador. 

“Há um acordo com eles (candidatos) de que aqueles que têm suas dificuldades por questões locais, por questões regionais devem, obviamente, seguir o seu caminho. Isso é natural que aconteça, em um estado democrático como é o nosso e em um país onde as questões são muito complexas”, destacou Marcos Pereira. Segundo ele, a prioridade do Republicanos é a eleição de parlamentares para a Câmara Federal. Outros nomes relevantes do partido, como o ex-secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, a primeira-dama da Capital Thelma Cruz e a vereadora Sabrina Garcêz, todos pré-candidatos ao legislativo, também integram a dissidência.  

Reunião preliminar

Antes do ato de declaração de apoio a Gustavo Mendanha, o presidente nacional do Republicanos reuniu-se com o prefeito Rogério Cruz e com as principais lideranças do partido em Goiás. O prefeito da Capital relatou os motivos que o levaram a declarar apoio ao governador Ronaldo Caiado. Marcos Pereira contou que o prefeito destacou, sobretudo, as parcerias administrativas entre a gestão municipal e estadual. “Foi uma conversa muito tranquila, respeitando as posições de todos”, afirmou. 

Em entrevista coletiva durante o anúncio do Republicanos, Gustavo Mendanha minimizou as dificuldades enfrentadas por ele para formar alianças consistente em torno do seu projeto eleitoral. Ele afirmou estar conversando com partidos e rodando as regiões do Estado para tentar diminuir o nível de desconhecimento ao seu nome pela população. 

“Tenho conversado com alguns partidos, alguns que estão na base do atual governador. Agora a ideia, além de construir uma aliança partidária, eu diria que é fazer uma aliança com o povo”, em discurso que reforça a dificuldade de conquistar novos apoios. Além do Republicanos, Mendanha tem respaldo apenas de legendas consideradas nanicas: Brasil 35, Agir, PMN e Democracia Cristã (DC). 

Sem a presença das principais lideranças do Republicanos em Goiás, Gustavo Mendanha estava acompanhado dos deputados federais Alcides Rodrigues (Patriota) e Magda Moffato (PL) e do ex-deputado Jovair Arantes (Republicanos).


Republicanos Ronaldo Caiado Eleições 2022 João Campos Gustavo Mendanha
P U B L I C I D A D E