Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Festas do Divino e Cavalhadas ocorreram no fim de maio e inicio de junho. SMS afirma que a cidade está preparada para atender demanda hospitalar

Casos de Covid-19 aumentam 1.200% em Pirenópolis após festas

11/06/2022, às 13:24 · Por Redação

A retomada das tradicionais festas religiosas neste ano em Pirenópolis resultou em um aumento de 1.281% nos casos de Covid-19. O cálculo usou como base o número de casos ativos no dia 25 de maio, quando a Festa do Divino iniciou, e os dados atuais. O boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pirenópolis, na data, destacava 55 casos do novo coronavírus no município. Já os números desta sexta-feira, 10, apontam 705 positivados.

O aumento tem sido gradual ao longo das últimas duas semanas. Ao jornal O Popular, o secretário de Saúde de Pirenópolis, Hisham Hamida, afirmou que a Festa do Divino pode ter, sim, contribuído para a explosão de infecções pela Covid-19 na cidade. Ele acredita que ainda é cedo para falar das Cavalhadas. Apesar do alto crescimento de casos ativos, não há problemas em prestar atendimento médico à população. "Não estamos com dificuldade. O aumento já era esperado e a rede municipal está preparada, inclusive com o crescimento da demanda por testagem", afirmou.

Segundo a SMS, o Hospital Estadual de Pirenópolis não teve aumento de internação motivado por Covid-19. Na explicação do médico infectologista Alexandre Costa, a cepa ômicron é a que tem se espalhado ultimamente e, por ser mais transmissível, era esperado que festas como a do Divino e as Cavalhadas, que recebem milhares de pessoas, fizessem as contaminações subirem. “Nossas vacinas são para a cepa original. Ela protege parcialmente, não totalmente, contra a ômicron, que é muito mais contagiosa”, informa.


Covid-19 Festas Divino Cavalhadas Pirenópolis Goiás
P U B L I C I D A D E