Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Santana Gomes e Bruno Diniz, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), foram eleitos em 2020 e tiveram os mandatos cassados pelo TRE-GO por desrespeito a cotas de gênero

Pedido de cassação de dois vereadores de Goiânia é mantido

08/06/2022, às 12:01 · Por Redação

O procurador regional eleitoral de Goiás Célio Vieira da Silveira se manifestou pela rejeição dos embargos de declaração apresentados pelas defesas dos vereadores de Goiânia Bruno Diniz e Santana Gomes, ambos do PRTB, que tiveram os mandatos cassados por desrespeito às cotas de gênero nas eleições de 2020. A decisão foi em 7 de abril pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

O processo movido pelo PT, PSL e por Fabrício Rosa, que foi candidato a vereador de Goiânia pelo PSOL, traz o argumento de que houve fraude na chapa por meio de candidaturas femininas fantasmas no PRTB. Chamaram a atenção as candidaturas de Sônia Dutra e Jéssica Pereira. A primeira teve a sua votação zerada e a outra recebeu apenas 10 votos. Sônia é mãe de Wewerton Dutra, e Jéssica, companheira dele.

A desconfiança das candidaturas fantasmas, como mostra o jornal O Popular, aumentou porque Wewerton não apoiou nem a mãe nem a sua companheira que, segundo os autos, não ficou claro se é casada ou tem união estável com ele. O esposo e filho das mulheres em questão, por sua vez, apoiou a candidatura de Wilson Sodré, presidente metropolitano do PRTB.

Depois da decisão do TRE-GO, Bruno Diniz, Santana Gomes e o PRTB apresentaram embargos de declaração, que são instrumento da defesa para tentar reverter a decisão do tribunal. Eles ainda devem ser julgados. Segundo o juiz Vicente Lopes, relator do processo, não há previsão para esse julgamento. A assessoria do tribunal informou que a votação pode entrar a qualquer hora.

Nos embargos, as defesas argumentam que houve omissão e contradição no acórdão do TRE-GO, porque não haveria provas suficientes para a fraude alegada na formação da chapa do PRTB.


Política Cassação Vereadores Santana Gomes Bruno Diniz PRTB Goiânia
P U B L I C I D A D E