P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Foto: Reprodução/Folha

Diferentemente de Goiânia, que tem o serviço de recolhimento de recicláveis porta a porta, em São Paulo um terço da capital já não tem mais o serviço

Folha de S.Paulo: Goiânia é a 3ª do Brasil em coleta de lixo reciclável

22/07/2019, às 00:07 · Por Eduardo Horacio

Manchete da Folha de S.Paulo do último sábado apontou que a coleta de lixo reciclável na cidade de São Paulo, feita pela gestão Bruno Covas (PSDB), caiu 13% em 2018 e atingiu a pior marca desde 2014. Já Goiânia tem o terceiro melhor índice do Brasil, com 5,7% de reciclagem, atrás apenas de Florianópolis e Palmas, que tem 6% cada. O ranking nacional é elaborado pela Abrelpe (Associação de Empresas de Limpeza).

Diferentemente de Goiânia, que tem o serviço de recolhimento de recicláveis porta a porta, em São Paulo um terço da capital já não tem mais o serviço. Devido ao alto custo desta modalidade, a prefeitura tem tentado contornar a situação expandindo pontos de entrega voluntária, alternativa comum em países europeus.

O Programa Goiânia Coleta Seletiva foi lançado por Iris em 2008, com objetivo de evitar que materiais recicláveis fossem para o aterro sanitário, podendo assim aumentar a vida útil deste, e ao mesmo tempo, beneficiar famílias em cooperativas de catadores.

São Paulo
Na contramão de uma tendência mundial, a queda de São Paulo sinaliza que a maior cidade do Brasil recuou em uma área em que vinha melhorando de maneira lenta, mas constante. São Paulo amarga o décimo lugar, atrás de Maceió (AL).

Embora São Paulo engatinhe na reciclagem, a cidade vinha tendo alguns avanços. A gestão Fernando Haddad (PT) havia dobrado a coleta de recicláveis da casa de 40 mil toneladas para mais de 80 mil. Na administração tucana, sob Doria, foi mantido patamar similar, antes do recuo no último ano.


Coleta de Lixo Reciclagem Meio Ambiente Iris Rezende Bruno Covas
P U B L I C I D A D E