P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Semagro/MS

Objetivo é colher material para genotipagem e exames de DNA

Embrapa estuda bois que engordam 20% a mais que o resto do rebanho

16/07/2019, às 00:00 · Por Pedro Lopes

Projeto do Centro de Desempenho Animal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acompanha bois que engordam 20% a mais que o restante dos seus pares e com a mesma alimentação. Hoje com amplitude em todo o país, o projeto Embrapa Cerrado começou em Santo Antônio de Goiás há 3 anos. De lá pra cá, vem contando com o apoio de pecuaristas de Goiás, Tocantins, Moto Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Cerca de 2 mil bois são estudados por ano neste projeto. As raças nelore, brahman, guzerá e tabapuã são as avaliadas até os oito meses de vida. Após esta triagem, 100 são selecionados para serem acompanhados por 294 dias no pasto. Destes, apenas os considerados de elite passam para a próxima etapa: a de nutrição com silagem excelente. Em seguida, é coletado o material genético destes animais para variadas aplicações. 

“A gente vai identificar dentro desse rol de animais disponíveis quais têm um diferencial do ponto de vista de desempenho global. A gente faz uma avaliação via ultrassonografia desses animais para ver como é o rendimento de carcaça, como é o acabamento de carcaça", disse o pesquisador Eduardo Da Costa Eifert em entrevista em G1.


Embrapa Embrapa do Cerrado Bois Rebanho
P U B L I C I D A D E