P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Foto: Thais Dutra/Divulgação

Reunião da CDTC, presidida por Janio Darrot, não contou com a presença de Romário Policarpo, mesmo sendo realizada na Câmara de Goiânia

Romário Policarpo boicota reunião para discutir melhorias no transporte coletivo

19/06/2019, às 00:11 · Por Eduardo Horacio

O presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo (Pros), boicotou reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) realizada na última segunda-feira, 17 de junho, em plena sala da presidência do Legislativo goianiense. A reunião foi convocada pelo presidente da CDTC e prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), e teve como objetivo discutir melhorias para o transporte coletivo da região metropolitana.

Em declaração à coluna Giro, de O Popular, o presidente da Câmara atacou a realização da reunião e explicou o motivo pelo qual não participaria, tomando o cuidado apenas de poupar seus aliados. “Não participei porque a CDTC, com exceção do vereador Lucas Kitão (PSL) e do deputado Alyson Lima (PRB), não fez o que poderia ser feito na hora do aumento da passagem para atender a população. Agora é só conversa fiada. Uma reunião para marcar outra reunião”, criticou.

A tarifa do transporte público na região metropolitana é reajustada anualmente. Nos últimos anos, porém, o aumento no preço sofre muitas críticas de usuários, diante da ineficiência do serviço prestado à população. Apesar da pressão da população, com forte aval de vereadores oposicionistas de Goiânia, a CDTC aprovou novo reajuste em abril passado (com a tarifa chegando a R$ 4,30).

Ainda que tenha razão ao cobrar melhorias no transporte coletivo e rechaçar o reajuste da tarifa sem contrapartida ao usuário, Romário Policarpo deixa de agir como presidente de um Poder ao se ausentar de uma discussão tão relevante para Goiânia, simplesmente por não concordar com os encaminhamentos.

Se Romário Policarpo reagir com indiferença a toda agenda em que for contrariado (ou derrotado internamente), terá poucas chances de contribuir efetivamente com a população que o elegeu e com os pares que o levaram ao comando da Câmara, aos quais ele crê agir em defesa.

Reunião
Apesar da ausência de Romário Policarpo, A CDTC reuniu-se com a missão de encontrar soluções futuras que impeçam novos reajustes de tarifa. Jânio Darrot propôs a criação de um imposto, vinculado ao licenciamento de veículos, que fosse repassado para financiar o transporte público.

“Queremos criar um mecanismo onde nós possamos ter a desoneração da tarifa através de rendas extratarifárias”, explicou Janio Darrot. Ele afirmou que a ideia é levar a proposta ao governador Ronaldo Caiado (DEM). Se a ideia vingar, um projeto de lei seria encaminhado a Assembleia Legislativa e o novo imposto impediria os aumentos anuais de tarifa. Porém, mesmo durante na reunião, a proposta de Darrot já sofria resistência. 


Romario Policarpo Janio Darrot CDTC Transporte Coletivo
P U B L I C I D A D E