Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Foto: Divulgação

Caiado durante formatura de 25 novos PMs do Batalhão de Operações Especiais: queda nos índices de violência

Crimes violentos diminuem em Goiás e governo Caiado comemora

04/06/2019, às 00:03 · Por Eduardo Horacio

Em meio a problemas de gestão, o governador Ronaldo Caiado (DEM) apresentou nesta segunda-feira, 3, números positivos na área de Segurança Pública. Houve uma queda expressiva nos indicadores de crimes violentos nos primeiros cinco meses do ano, em comparação a igual período de 2018. Os dados do Portal da Transparência, no entanto, continuam indisponíveis (ruim para quem fala tanto em transparência)

Os homicídios regrediram 9,02% na comparação entre janeiro e maio de 2018 e o mesmo período de 2019. Os latrocínios (roubo seguido de morte) tiveram redução mais expressiva: de 33,33% no mesmo período. No geral, os crimes violentos letais intencionais – que inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte encolheram 9,54%.

Ao fazer uma apresentação dos índices, o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, avaliou que os números apontam que o trabalho das forças policiais segue um caminho correto. “Com muita técnica, integração e inteligência, estamos mostrando que é possível garantir mais sensação de paz ao cidadão”, detalhou ele.

Antes, ainda na noite de domingo, 2 de junho, o governador Ronaldo Caiado já havia demonstrado otimismo com os números alcançados nos primeiros cinco meses de seu governo. “Uma prévia do balanço dos indicadores criminais de maio, que será apresentado amanhã: queda de 82% nos latrocínios. A comparação é com maio do ano passado. Os números trazem outras boas novas”, detalhou no Twitter.

A Segurança Pública comemorou ainda outros números positivos: quedas verificadas em roubos de veículos ( 57,96%), roubos ao comércio (52,57%), roubo de cargas (65,12%), roubos a instituições financeiras (64,29%), roubos a transeuntes (50,79%), roubos de residências (3%) e crimes contra o patrimônio (36,42%).

Furtos de veículos recuaram 27,7% e a transeuntes (65,98%). Entre todos os índices apresentados, dois sofreram aumento na comparação janeiro/maio de 2018 e 2019: os furtos ao comércio subiram 43,88% e em residências 15,7%. “São crimes que nos preocupam e já estamos trabalhando em ações para coibi-los”, afirmou Rodney Miranda.

Análise
Entre os muitos problemas enfrentados pela gestão estadual, a Segurança Pública é um dos que mais aflige a população. O tema foi um dos mais destacados nas últimas campanhas eleitorais e encontrou ressonância nos discursos do então candidato Ronaldo Caiado, em 2018.

Seja por mudança no comando, crença em uma nova gestão ou mesmo avanços em inteligência e técnica, os números apresentados são positivos. Porém, sem novos investimentos e aumento do efetivo policial, os índices de melhoria da Segurança Pública precisam ser vistos com parcimônia.

Os governos de Marconi Perillo e José Eliton, ambos do PSDB, chegaram a conquistar números positivos na Segurança Pública em períodos breves, mas que não se sustentaram em meio ao caos administrativo no Estado. Ao final, ambos amargaram resultados pífios na área. 


Ronaldo Caiado Segurança Pública Rodney Miranda
P U B L I C I D A D E