Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) foi idealizador da comissão que visitou Minaçu com Caiado e presidente do Senado

Depois que Sama é fechada e 400 funcionários são demitidos, políticos se calam sobre Amianto

03/06/2019, às 00:01 · Por Diene Batista

Um mês após um grupo de senadores, acompanhado do governador Ronaldo Caiado (DEM), visitou um mina de amianto em Minaçu, a Eternit anunciou que os ativos imobilizados da Sama, mineradora da cidade, serão mantidos em condição de "hibernação". Ela também divulgou que demitiu todos os 400 funcionários da controlada.

Vanderlan Cardoso (PP) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) também estavam na comitiva. "Eu já tenho 56 anos de idade e tomo água de caixa d'água, desde criança, de amianto. Morei muito tempo debaixo de telha de amianto e nunca tive um problema. Eu acho que eu sou até um pouquinho fortinho. Nunca tive problema por isso", disse em plenário o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), idealizador da comissão que visitou Minaçu.

A decisão, da última sexta-feira, 31, dia da visita do presidente Jair Bolsonaro a Goiás, ainda não foi comentada por Caiado nem por Vanderlan. A empresa informou que as medidas foram tomadas em função da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de novembro de 2017, que proibiu a extração e o uso de amianto crisotila em todo o país. 

A Eternit informou a decisão de hibernar os ativos da Sama foi tomada diante da não apreciação pelo STF do pedido de efeito suspensivo da decisão até a apreciação do mérito dos embargos de declaração apresentados em fevereiro.

A operação na mina está paralisada desde fevereiro. “Nos embargos, foi requerida a modulação para o encerramento das atividades de mineração, período no qual a Sama continuaria, exclusivamente, como exportadora de amianto crisotila”, diz trecho do fato relevante. “Desde 11 de fevereiro, portanto há mais de três meses, a Sama encontra-se com suas atividades paralisadas aguardando a decisão do STF quanto ao pedido de efeito suspensivo, o que não ocorreu.”

Segundo a Eternit, a paralisação temporária das atividades da Sama gerou um efeito negativo no resultado do primeiro trimestre de R$ 4,7 milhões. A hibernação deve resultar na perda de faturamento da mineradora, que correspondeu a 18% da receita consolidada nos primeiros três meses do ano.Para os bens do ativo imobilizado, a empresa possui uma provisão para não recuperabilidade do ativo de R$ 10 milhões.


Ronaldo Caiado Vanderlan Cardoso Amianto Davi Alcolumbre Sama
P U B L I C I D A D E