Poder Goiás
Goiânia, 30/03/20
Matérias
Montagem

Kajuru x Baldy: polêmica ganha novo capítulo, agora no WhatsApp, e com a participação do presidente Bolsonaro

Bolsonaro compartilha mensagem de Kajuru no Whats e piora crise com Congresso

27/05/2019 · Por Eduardo Horacio

O senador por Goiás Jorge Kajuru (PSB) implodiu uma articulação envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o Congresso Nacional, sob o comando do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM). A negociação tinha como objetivo o avanço das pautas do governo no Legislativo. De acordo com a Folha de S. Paulo, a mais nova ‘tempestade’ política em Brasília envolveu compartilhamento de mensagens.

Rodrigo Maia teria costurado um acordo entre o governo de Jair Bolsonaro e o chamado centrão – bloco informal de partidos de centro e centro-direita – entre eles, PP, MDB, PRB, PSD, PTB e PL (ex-PR) com mais de 200 integrantes.  

O avanço da Reforma da Previdência e do pacote anticrimes do ministro da Justiça Sérgio Moro, pautas prioritárias do Planalto, teria como contrapartida o desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional em Integração Nacional e Cidades. O ex-deputado e ex-ministro Alexandre Baldy (PP) voltaria a ocupar Cidades, com respaldo dos deputados, como informado pelo Poder Goiás. Bolsonaro teria autorizado essa costura.

Com o surgimento do nome de Baldy, atual secretário do governo de São Paulo, o senador Jorge Kajuru passou a bombardeá-lo. De acordo com o senador, Baldy teria oferecido propina ao presidente do Detran em Goiás em um suposto esquema de corrupção. As denúncias, transportadas ao WhatsApp, foram parar nas contas do presidente Jair Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro.

A informação de que o presidente da República compartilhou o conteúdo enviado por Kajuru irritou Rodrigo Maia, que interrompeu imediatamente as conversas. Passo seguinte, o centrão ajudou a derrotar novamente Bolsonaro no Congresso com a transferência das competências do Conselho de Controle de Atividades Econômicas (Coaf) do Ministério da Justiça para o da Economia. O clima de tensão entre governo e Congresso aumentou. 

Na briga entre os políticos goianos, Alexandre Baldy refuta denúncias e já informou que irá processar Jorge Kajuru. O senador, por sua vez, afirmou que possui gravações que comprovariam suas denúncias e que as entregou a  Bolsonaro. Mais detalhes do embate entre Kajuru e Baldy podem ser lidos aqui


Jorge Kajuru Alexandre Baldy Jair Bolsonaro WhatsApp