Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Mantovani Fernandes

O caminho fica aberto a Darrot, que encerrará o segundo mandato de prefeito no próximo ano, para organizar o PSDB e fortalecer o próprio nome para a sucessão estadual

Novo presidente do PSDB, Jânio Darrot luta para manter partido relevante

28/05/2019, às 00:02 · Por Eduardo Horacio

Prefeito de Trindade e recém promovido a presidente estadual do PSDB, Jânio Darrot tem se esforçado para manter o partido relevante em Goiás. Amplamente derrotado na eleição de 2018 e sem muitos políticos dispostos a defender o legado das administrações tucanas, Darrot parece disposto a recolocar o PSDB no jogo eleitoral para 2020 e, principalmente, para 2022.

Na semana que passou, Jânio Darrot reuniu-se com o ex-governador Marconi Perillo, principal líder do PSDB goiano. Ouviu de Marconi que não mais deveria fomentar uma nova candidatura dele ao governo de Goiás, em 2022. Muito desgastado ao final de sua última gestão e derrotado na tentativa de se eleger senador, Marconi prefere sair de cena em um primeiro momento para depois reaparecer.

O caminho fica aberto a Darrot, que encerrará o segundo mandato de prefeito no próximo ano, para organizar o PSDB e fortalecer o próprio nome para a sucessão estadual.

Desafios
A primeira missão de Jânio Darrot é evitar uma debandada do partido até o início do próximo ano. Com 75 prefeitos, o maior número no Estado, a vontade do novo presidente é manter o maior número possível deles na legenda. Muitos prefeitos devem ser assediados por partidos da base do governador Ronaldo Caiado (DEM). Ao Giro, de O Popular, Darrot afirmou que tem mantido boas conversas e tem expectativa de sustentar a maior parte dos prefeitos.

Em outro momento, Jânio Darrot terá de pontuar a atual gestão estadual e defender bandeiras dos governos do PSDB, até para fomentar um retorno do partido ao Palácio das Esmeraldas. Até aqui, porém, nem entre membros do diretório, prefeitos ou parlamentares, há defesa contundente dos governos de Marconi Perillo e José Eliton. Tucanos ficaram abalados com o desempenho eleitoral e a imensa rejeição nas urnas no ano passado.

Goiânia
Uma missão especialmente difícil para o PSDB será se posicionar na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Historicamente o partido enfrenta dificuldades na capital. Elegeu prefeito pela ultima vez em 1996 – com a vitória de Nion Albernaz. Depois, teve Lúcia Vânia candidata em 2000. De lá para cá, sequer conseguiu lançar nome nas disputas de 2004, 2008, 2012 e 2016.

Na última eleição, o PSDB apoiou Vanderlan Cardoso ao Paço Municipal (na época, no PSB) contra Iris Rezende (MDB), com mais uma derrota. Agora, mantém a expectativa de bancar a vereadora Dra. Cristina Lopes, mas ela também ameaça deixar o partido. 


Janio Darrot Marconi Perillo PSDB
P U B L I C I D A D E