Poder Goiás

Goiânia, 24/04/24
Matérias
Foto: Divulgação

Na audiência a população poderá opinar sobre o projeto do vereador Dr. Paulo Daher (DEM), que pretende tornar obrigatória a presença de pelo menos um guarda civil metropolitano nas escolas do município

Câmara quer saber se população quer Guarda Civil nas creches e parques ou no papel policial

21/05/2019, às 00:05 · Por Diene Batista

Desde que mudou a nomenclatura de Agência da Guarda Municipal de Goiânia (Agmgo) para Guarda Civil Metropolitana (GCM) em 2013, e passou a usar armas, a corporação mostrou que queria ser mais polícia e menos protetora de prédios públicos, creches, escolas e parques. Apesar da determinação do prefeito Iris Rezende (MDB) que a GCM precisa ficar mais atuante nos equipamentos públicos, há resistências dentro da corporação.

Para saber a opinião da população, a Câmara de Vereadores de Goiânia realiza nesta terça-feira, 20, às 14 horas, audiência pública para debater a atuação da Guarda Municipal. Apesar de defender que os agentes podem ajudar na segurança a partir dos pontos municipais, o prefeito não radicaliza e busca o meio termo. Foi o que sinalizou ao inaugurar no mês passado a nova sede da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), na região Oeste.

Ao lado do presidente da Câmara, GCM Romário Policarpo (Pros), Iris reforçou que sua gestão quer focar na segurança de creches, escolas, parques, postos de saúde e auxílio aos fiscais da prefeitura em ações como na região da 44, por exemplo, mas garantiu as condições para que a Ronda Municipal ajude também na segurança dos bairros e ações estratégicas junto à Polícia Militar.

"Vi a guarda avançar. Esse crescimento se deve ao trabalho do senhor. Foi o responsável em colocar o único comandante vindo da instituição. Nós vivemos os momentos ruins de Goiânia com o senhor. E a GCM não foi diferente. Chegou a hora de colhermos os frutos juntos. Aposentadoria especial, o fardamento já foi licitado e a reforma da carreira já está em desenvolvimento pela equipe do senhor. Bela administração. Goiânia vivia tempos tenebrosos. Mais uma vez Goiânia precisou do senhor para se recuperar", disse Romário no evento.

Na audiência a população poderá opinar sobre o projeto do vereador Dr. Paulo Daher (DEM), que pretende tornar obrigatória a presença de pelo menos um guarda civil metropolitano nas escolas do município. O objetivo da proposta é , segundo o parlamentar, garantir a segurança de alunos e professores.


GCM Iris Rezende Romário Policarpo
P U B L I C I D A D E