P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Reprodução

Print do e-mail recebido por alunos da UFG que se inscreveram em cursos de Inglês do programa IsF: bloqueio já tem efeitos

Após corte de Bolsonaro, Inglês sem Fronteiras é cancelado na UFG

13/05/2019, às 00:00 · Por Eduardo Horacio

Alunos e servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG) que haviam se inscrito para as aulas presenciais ofertadas pelo Inglês Sem Fronteiras (IsF), ligado ao Ministério da Educação (MEC), receberam na última semana e-mail (veja print acima) anunciando o cancelamento dos cursos de inglês. A seleção estava em sua etapa de inscrição, que terminaria no próximo dia 16. Na mensagem, a Secretaria de Educação Superior (SESu) justificou a suspensão dos cursos “devido ao contingenciamento de recursos publicado no decreto 9.741/19 no âmbito do Ministério da Educação”.

A suspensão teria ocorrido pelo corte de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destinadas aos responsáveis pelos cursos. Os cortes na Capes também já afetaram a UFG na pós-graduação: 60 bolsas destinadas a mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos foram suspensas. No total, a instituição teve 25,5% de suas verbas bloqueadas pelo MEC.

O cancelamento do IsF, na UFG, afetou as turmas de inglês que seriam oferecidas no mês de junho, com encontros nos Campus Samambaia e Colemar Natal. As formações abordariam temas como  expressão oral em língua inglesa, leitura de textos acadêmicos e preparação para intercâmbio e o teste de avaliação em TOEFL (Test of English as a Foreign Language). De acordo com o MEC, turmas que estão em andamento não terão seu funcionamento afetado. As inscrições dos cursos de Português para Estrangeiros seguem abertas no site do IsF.

Contras os cortes, nesta segunda-feira, 13, a universidade realiza Assembleia Universitária para discutir estratégias de sobreviver ao sufocamento econômico. Na quarta-feira, 15, junto com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), a UFG realiza ato unificado contra os cortes.


IFG UFG IFGoiano MEC Abraham Weintraub
P U B L I C I D A D E