Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Foto: Reprodução/Instagram

Reprodução do Instagram do radialista Carlinhos do Esporte mostra praça cívica completamente deserta no domingo

Projeto de Caiado é bissexto e domingo tem Praça Cívica deserta

06/05/2019, às 00:08 · Por Eduardo Horacio

Em tentativa de fomentar uma cultura de ocupação da Praça Cívica pela população goianiense aos domingos, o governador Ronaldo Caiado (DEM) criou o projeto Viva a Praça Cívica – escalando escolas, bandas e colocando brinquedos à disposição de crianças. No domingo, 5 de maio, o radialista Carlinhos do Esporte, da Rádio Terra FM, flagrou a Praça completamente deserta. Sem rotina dominical e estrutura oficial, a população se mantém ausente.

No primeiro evento, Caiado recebeu funcionários públicos, deputados estaduais e vereadores da capital em meio a alunos de colégios militares, bombeiros mirins, a banda do Corpo de Bombeiros – em uma ação que mais lembrava uma parada militar. Foram espalhados brinquedos infláveis e diversas barracas no entorno da praça. Em meio a todos esses grupos, o governador demonstrou satisfação com o espaço ocupado e ainda arriscou um passeio de bicicleta. O evento ainda se repetiu no domingo, 28 de abril.

Na maioria dos domingos, porém, sem a estrutura de brinquedos e a convocação alunos de escolas públicas e de policiais militares e do Corpo de Bombeiros, a Praça Cívica continuou desabitada nos finais de semana. Vale ressaltar que a região central de Goiânia, voltada ao comércio, fica completamente vazia aos sábados à tarde e domingos.

Feito o registro, uma constatação se impõe: a ideia de Caiado de incentivar o movimento de pessoas na Praça Cívica, até aqui, simplesmente não vingou. A iniciativa de Caiado tem seu lado bom (visa deixar seu governo menos distante e isolado da população) mas não pode ser bissexta como é hoje.

Enfrentando uma forte crise financeira, o governo estadual ainda deve parte dos salários de dezembro aos servidores e tem uma agenda pouco efetiva até aqui – não houve lançamento de programas ou obras de cunho popular.

Outro perfil
É muito provável que o governador Ronaldo Caiado consiga transformar a Praça Cívica em um espaço com grande ocupação, sobretudo por jovens, se ao invés de convocar alunos e militares, adotar a fórmula certa e abrir efetivamente o centro de Goiânia para movimentos culturais e esportivos.

Há em Goiânia diversos grupos de hip-hop, por exemplo, que realizam festivais e batalhas em praças. No entanto, hoje, é mais comum registros de violência policial contra esses grupos do que incentivos. Eles sim ocupariam a Praça com autoridade. Igualmente fariam o mesmo grupos de capoeira, skatistas, patinadores, ciclistas, entre outros.

Se quiser de fato ter o espaço democraticamente ocupado pelos goianienses, há meios efetivos de o governador Ronaldo Caiado acordar aos domingos ao som de uma praça naturalmente barulhenta e movimentada. Com o seu atual “Viva a Praça Cívica”, porém, continuará o silêncio atual, exceção ao trânsito de carros. 


Ronaldo Caiado Praça Cívica Revitalização Carlinhos do Esporte
P U B L I C I D A D E