P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A lista de apoios foi inflada por senadores governistas, interessados em derrubar a CPI pedida pelo oposicionista Randolfe Rodrigues

Luiz do Carmo, Vanderlan e Kajuru assinam nova CPI para investigar governadores e prefeitos e tentar melar a outra CPI

12/04/2021, às 17:52 · Por Eduardo Horacio

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) conseguiu nesta manhã 34 assinaturas de apoio ao pedido para a instalação de uma CPI da Pandemia que investigue governadores e prefeitos. Entre elas, as assinaturas dos três senadores goianos: Jorge Kajuru (Cidadania), Vanderlan Cardoso (PSD) e Luiz do Carmo (MDB). 

A lista de apoios foi inflada por senadores governistas, interessados em derrubar a CPI pedida pelo oposicionista Randolfe Rodrigues (Rede-AP) prevendo apenas a investigação dos erros do governo federal e do colapso do Amazonas. O pedido de Girão foi apresentado no dia 2 de março, mas o requerimento de Randolfe conseguiu o número mínimo de 27 assinaturas primeiro, e por isso foi protocolado antes.

Na última quinta-feira, o ministro do Supremo Luis Roberto Barroso ordenou que o senado instalasse a CPI proposta por Randolfe. Agora, com as 34 assinaturas no requerimento de Eduardo Girão, os governistas vão brigar pela instalação da CPI ampla que Bolsonaro defende.

Engordaram a lista de assinaturas de Girão no final de semana o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o presidente do PP, Ciro Nogueira, do Piauí, e o relator do Orçamento da União, Márcio Bittar. Na reproduzida abaixo, todos as assinaturas a partir da 18ª foram incluídas nesta semana.

Em seu pedido, Girão diz que a CPI deve se concentrar em investigar os fatos revelados nas operações da Polícia Federal realizadas ao longo do ano em estados e municípios. Como não houve operações sobre o governo federal, se for seguido o roteiro deste requerimento, Bolsonaro, Pazuello e companhia deixarão de ser o foco da CPI.

Girão, porém, afirma que sua CPI não visa salvar o governo. “Jamais faria algo para facilitar a vida do governo federal. Sou independente e voto contra o governo em várias pautas, como o controle de armas, por exemplo”.

A lista de assinaturas da CPI:

1. Eduardo Girão

2. Allvaro Dias

3. Jorge Kajuru

4. Flávio Arns

5. Alessandro Vieira

6. Styvenson Valentim

7. Oriovisto Guimarães

8. Reguffe

9. Lasier Martins

10. Paulo Paim

11. Plínio Valério

12. Rose de Freitas

13. Izalci Lucas

14. Soraya Thronicke

15. Marcos do Val

16. Luis Carlos Heinze

17. Esperidião Amin

18. Fernando Bezerra Coelho

20. Elmano Férrer

21. Carlos Viana

22. Vanderlan Cardoso

23. Chico Rodrigues

24. Zequinha Marinho

25. Eduardo Braga

26. Marcos Rogério

27. Carlos Fávaro

28. Mecias de Jesus

29. Luiz Carlos do Carmo

30. Ciro Nogueira

31. Roberto Rocha

32. Flávio Bolsonaro

33. Marcio Bittar

34. Rodrigo Cunha


orge Kajuru Vanderlan Cardoso Luiz do Carmo CPI CPI da Covid-19 Covid-19
P U B L I C I D A D E