Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Foto: Pedro França/Agência Senado

Na quinta-feira, 8, Barroso atendeu a um pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do partido Cidadania, e determinou a adoção das medidas necessárias para a instalação da CPI da Covid-19

Mais ameno, Kajuru diz no Twitter que não tem nada contra Bolsonaro e ‘só quer a verdade’

11/04/2021, às 15:29 · Por Eduardo Horacio

Autor da ação que pediu ao STF a instalação da CPI da Covid pelo Senado, o senador Jorge Kajuru (Cidadania) se manifestou hoje em sua conta no Twitter de forma mais amena - e se dirigindo especificamente à base eleitoral de Bolsonaro. "Presidente Bolsonaro: nem eu, nem Alessandro e Randolfe temos nada contra o senhor. E só queremos a verdade!", tuitou. Às 14h06 voltou a tuitar: "Atenção Brasil! Presidente Bolsonaro e senador Kajuru têm uma conversa clara e honesta! Tenho história e não aceito CPI da Covid política e revanchista! Alessandro e eu queremos investigar governadores e prefeitos também!", escreveu.

Um dia antes, em entrevista à Rádio Jovem Pan, seu tom foi menos ameno: "Esperamos que o governo não tenha medo dessa Comissão. Quem não deve, não teme. A forma que o governo (Bolsonaro) está agindo, dando a nítida impressão de que não quer a CPI. A impressão é que tem medo de alguma coisa acontecer na investigação, nos documentos, de alguém do governo ser o culpado. O governo já queria o foro privilegiado de ex-ministro. Se você quer foro, você tem medo.”

STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou para quarta-feira, 14 de abril, o julgamento em plenário da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado. O relator da ação no Supremo é o ministro Luís Roberto Barroso. A sessão de julgamento está marcada para às 14h e esse será o primeiro item da pauta. Analistas dão como certa uma maioria a favor da instalação da CPI dentro do STF.

Na quinta-feira, 8, Barroso atendeu a um pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do partido Cidadania, e determinou a adoção das medidas necessárias para a instalação, no Senado, de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.

Como a decisão foi monocrática, agora deverá passar pelo plenário, onde os ministros devem decidir por sua confirmação. Inicialmente, a análise dessa liminar estava marcada para sexta-feira, 16, mas os ministros conversaram e decidiram antecipar a votação.


Jorge Kajuru Cidadania Jair Bolsonaro CPI da Covid Covid-19
P U B L I C I D A D E