Poder Goiás

Goiânia, 23/04/24
Matérias
Foto: Beto Barata/Agência Senado

Em entrevsita à revista Época, o senador Jorge Kajuru, do Cidadania de Goiás, afirmou que a comissão não terá nenhum “revanchismo”

‘Quem não deve, não teme’, afirma Jorge Kajuru sobre CPI da Covid-19

11/04/2021, às 01:15 · Por Eduardo Horacio

O senador Jorge Kajuru (Cidadania) evitou falar na possibilidade de um impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro após apurações realizadas pela CPI da Covid-19 que vai ser instalada no Senado determinada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso. Para ele, se pronunciar sobre o assunto neste momento é correr um risco de ficar fora da Comissão por emitir opinião antes mesmo dela ser iniciada. Porém, ele adiantou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan: “Bolsonaro pode ficar surpreso com gente do governo que ele escalou para trabalhar no enfrentamento e cometeu erros graves. A CPI vai descobrir.”

Na mesma entrevista, Kajuru afirmou que não há motivos para impedir a criação da CPI. “Maior erro do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi o argumento que ele usou para impedir a abertura da Comissão, porque ela cumpriu o regimento interno. Qual foi a posição dele? Falar que não era o momento, que o Senado está fechado. Mas não tem nenhum motivo que impeça a sessão remota uma vez por semana até que possamos fazê-la presencialmente”, insistiu. “Pedir documentos causa Covid em alguém? Causa Covid se alguém se reunir remotamente com sete senadores? Esse argumento não é aceito.”

Jorge Kajuru confia na independência total da CPI e disse que tanto ele quanto o senador Alessandro Vieira (Cidadania) têm a certeza de que vão formar um bom time de parlamentares. “A partir daí, esperamos que o governo não tenha medo dessa Comissão. Quem não deve, não teme. A forma que o governo está agindo, dando a nítida impressão de que não quer a CPI. A impressão é que tem medo de alguma coisa acontecer na investigação, nos documentos, de alguém do governo ser o culpado. O governo já queria o foro privilegiado de ex-ministro. Se você quer foro, você tem medo.”

Época
Em entrevsita à revista Época, o senador Jorge Kajuru, do Cidadania de Goiás, afirmou que a comissão não terá nenhum “revanchismo” e voltou a criticar Rodrigo Pacheco. “Será uma CPI sem nenhum revanchismo, totalmente independente. Queremos saber os culpados, o que aconteceu”, disse Kajuru, que apresentou o pedido ao Supremo com Alessandro Vieira, colega de Casa e partido.

Se Pacheco recorrer ao STF da decisão de Luís Roberto Barroso, disse Kajuru, ficará claro que o governo teme a CPI. “Se Pacheco entrar com recurso no STF, vai pegar mal, vai escancarar de vez que o governo não quer a CPI. Se ele não quer, é porque tem medo de alguma coisa”, afirmou, acrescentando:

“Não tinha como concordar com o Pacheco de que o Senado está fechado e não era hora de CPI. Ora, se está tendo sessão todo dia, por que não pode ter CPI? O Brasil inteiro está trabalhando remotamente. Demorou demais. Nós já teríamos trazido à tona fatos importantes, e poderíamos estar vivendo uma situação mais sorridente”.


Jorge Kajuru Senado CPI da Covid-19 CPI
P U B L I C I D A D E