P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Reprodução

Vânia Abrão e Aprígio Alves são duas das 11.586 pessoas que morreram em Goiás desde o início da pandemia de Covid-19

Empresária Vânia Abrão e Aprígio Alves, servidor do município de Aparecida, morrem de Covid

01/04/2021, às 02:00 · Por Izabella Vilella

Considerada uma das grandes colecionadoras de arte em Goiás, a empresária Vânia Abrão, de 65 anos, morreu na madrugada nessa quarta-feira, 31, por complicações da Covid-19. Ela estava internada há 20 dias em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado, em Goiânia.

Vânia já havia perdido a mãe, Maria Espiridião Abrão, que morreu no último dia 22, também em decorrência da Covid. De família muito tradicional no estado, Vânia é irmã do ex-deputado federal Pedrinho Abrão e prima da ex-senadora Lúcia Vânia (PSB).

A empresária era reconhecida como uma das personalidades mais importantes do setor cultural goiano. Ela integrou, por dois mandatos, o Conselho Estadual de Cultura e por 12 anos o conselho do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Goiás, onde o acervo dela chegou a ser exposto em duas ocasiões.

Vânia defendia o tratamento precoce e uso de remédios sem eficácia científica comprovada contra a doença. Em suas redes sociais, eram comuns postagens defendendo o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina. 

Em entrevista ao portal de notícias Metrópoles, uma parente próxima, que pediu para não ser identificada, disse que “ela acreditava, sim, que iria ser curada sem sair de casa porque falava que tinha feito tratamento precoce e não precisava de médicos”. E prosseguiu: “A gente está muito triste com tudo isso”, lamentou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomendam tratamento precoce nem medicamentos sem comprovação científica comprovada contra a doença. Entre eles estão a cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, 

Filho de Aparecida

Nessa terça-feira, 31, a Covid-19 também tirou a vida de um goiano que sempre se dedicou à luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos menos favorecidos. Ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Aprígio Alves Neto era servidor da prefeitura de Aparecida de Goiânia, e atuava na Secretária de Trabalho. 

Aprígio era muito conhecido e querido na cidade. Sua morte repercutiu nas redes sociais durante todo o dia. Ele era morador e liderança da região do Cruzeiro do Sul.

Pelas redes sociais, o deputado federal Professor Alcides (Progressistas) lamentou a morte do amigo e ex-colaborador. “Aprígio sempre foi um guerreiro, era servidor da prefeitura, defensor dos trabalhadores, autêntico, polêmico, uma verdadeira liderança da região do Cruzeiro do Sul e muito querido por quem o conhecia. Deixa um legado de lutas e conquistas em prol dos aparecidenses. Neste momento de dor pela irreparável perda, suplico a Deus que ampare e conforte familiares e amigos e acolha nosso querido Aprígio em sua luz e infinita bondade”.

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) também se manifestou. "Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo Aprígio Alves Neto. Ele era um companheiro de lutas e esteve ao meu lado, inclusive, na época do movimento estudantil. Manifesto minha solidariedade à toda família e amigos, nesse momento de dor". 

Vânia Abrão e Aprígio Alves são duas das 11.586 pessoas que morreram em Goiás desde o início da pandemia de Covid-19. 


Goiás Covid-19 Mortes Vânia Abrão Aprígio Alves
P U B L I C I D A D E