Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Vinícius Schmidt/Divulgação

Embarque prioritário para trabalhadores dos serviços essenciais conseguiu reduzir, durante os horários de pico, cerca de 40% da demanda em ônibus e terminais da Grande Goiânia

Embarque prioritário nos ônibus terá novo horário a partir desta quinta, 1º

31/03/2021, às 16:15 · Por Da Redação

Para evitar aglomerações no transporte coletivo e conter o avanço da Covid-19, o Governo de Goiás, em parceria com o Consórcio RedeMob e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), irá alterar o horário do embarque prioritário das 5h45 às 7h15, para  6h às 7h30 com acesso aos trabalhadores dos serviços essenciais. 

A adequação, feita a pedido da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), se deve à avaliação realizada durante a primeira semana de implantação do Embarque Prioritário Emergencial. Pela análise, foi possível perceber um aumento no fluxo de passageiros logo após o fim da restrição de embarque. "A partir da observação que fizemos nesses dez dias, vimos que deslocando 15 minutos é possível fazer uma distribuição ainda melhor, de forma a reduzir a aglomeração das 7h15 às 7h30", disse o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima.

Já a partir desta quarta-feira (31/03), outra medida que passará a valer é a análise dos cadastros feitos no site da RMTC. Os usuários que apresentaram apenas a justificativa no formulário, sem anexar nenhum documento que comprove a atividade essencial, têm o prazo de 48 horas para comprovar o vínculo. Caso contrário, o cadastro será bloqueado.

"Em um primeiro momento, permitimos que os trabalhadores que não tivessem algum documento comprovando o vínculo com a atividade essencial pudessem apenas se justificar. Mas houve um excesso de justificativas e, quando fomos verificar, constatamos que muitas dessas justificativas não tinham relação com serviços essenciais", explicou Adriano.

Cadastros

De acordo com dados da RedeMob, de um total de 96.504 cadastros emergenciais para uso do transporte coletivo, 42.594 apresentaram apenas justificativa, o que corresponde a 44%. O percentual ficou muito acima do esperado.

Os usuários que fizeram o cadastro para o Embarque Prioritário mas não apresentaram comprovante de atuação em serviço ou atividade essencial devem acessar novamente a página da RMTC na internet, a partir de amanhã, digitar o CPF e juntar a foto do comprovante. O site é o www.rmtcgoiania.combr/embarqueprioritario.

O embarque prioritário para trabalhadores dos serviços essenciais conseguiu reduzir, durante os horários de pico, cerca de 40% da demanda em ônibus e terminais da Grande Goiânia. Para manter os resultados positivos, a restrição, prevista inicialmente para terminar nesta quarta-feira, continua valendo.


Transporte Coletivo Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E