Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Reprodução

O democrata disse que há um consenso da classe política para que haja algum porta-voz que tenha maior capacidade de interlocução e que consiga avançar na compra de vacinas ou de IFA

Caiado diz que articulação diplomática de Ernesto Araújo com outros países está "fragilizada"

27/03/2021, às 08:00 · Por Izabella Vilella

O Brasil vive uma crise de escassez de vacinas e insumos para fabricar imunizantes contra a Covid-19, ao mesmo tempo em que bate recordes de novos casos da doença. Desde o início da pandemia, foram registrados, 12.404.414 casos e 307.112 mil mortes. Só nessa sexta-feira, 26, o País registrou 3.650 óbitos pela doença em um período de 24 horas, conforme levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

O agravamento da pandemia no Brasil tem levado a uma deterioração da popularidade de alguns ministros do Governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Um dos ministros que tem desagradado políticos e grande parte da população é o das Relações Exteriores, Ernersto Araújo, no cargo desde janeiro de 2019. 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), é um dos que compartilham da opinião de que o chanceler perdeu a capacidade de diálogo com outros países. “Principalmente com aqueles que têm a expertise da produção da vacina contra a Covid-19”. E continuou: “A articulação diplomática dele com os Estados Unidos, a China, Coreia e Índia está fragilizada”, destacou o democrata. 

A fala do governador ocorreu durante coletiva de imprensa realizada nessa sexta-feira, 26, após recepção das 119,2 mil vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Governo Federal ao estado.

Caiado destacou que a prerrogativa de trocar o ministro é do presidente da República, mas que considera a troca salutar porque Ernesto não estaria cumprindo, com êxito, a sua função no comando de uma das pastas mais importantes do Governo. “Está evidente que ele perdeu a sua capacidade de diálogo”, disse o chefe do Executivo goiano. 

O governador frisou, ainda, que há um consenso da classe política para que haja algum porta-voz que tenha maior capacidade de interlocução e que consiga avançar na compra de vacinas ou de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de imunizantes contra a Covid-19 no Brasil. Ronaldo Caiado considera urgente a necessidade de o País ampliar a oferta de vacinas à população.  


Relações Exteriores Ronaldo Caiado Ernesto Araújo Goiás Covid-19 Pandemia
P U B L I C I D A D E