Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

A cobrança das passagens a bordo dos ônibus pelos motoristas, também nos acessos de solo nos terminais e estações, fica suspensa nesses horários restritos

Saiba como fazer o cadastro de embarque prioritário para transporte coletivo

22/03/2021, às 18:13 · Por Redação

A partir desta terça-feira, 23, apenas trabalhadores das atividades essenciais terão acesso ao transporte público nos horários de pico - da manhã (das 05h45 às 07h15) e da tarde (das 16h45 às 18h15). Para isso, passageiros vinculados aos serviços e atividades essenciais precisam fazer previamente o seu cadastro emergencial junto à Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), pelo site do embarque prioritário, acessível por computadores e celulares.

A cobrança das passagens a bordo dos ônibus pelos motoristas, também nos acessos de solo nos terminais e estações, fica suspensa nesses horários restritos. Haverá bloqueio eletrônico seletivo de cartões sitpass para impedimento de acesso aos ônibus, terminais e estações durante esses 90 minutos de manhã e à tarde. A resolução da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) define ainda que os veículos podem circular com 50% da sua capacidade e há a possibilidade de interdição pontual dos terminais de integração quando e caso seja necessário. 

Nos horários determinados, o passageiro do sistema que não se enquadrar na categoria de trabalhadores de serviços essenciais não terá acesso a nenhum dos terminais que compõem a RMTC, nem mesmo aos ônibus nas paradas e estações, uma vez que o cartão sitpass não irá passar por estar bloqueado. Este usuário será convidado a deixar o veículo. O acesso dos demais trabalhadores no restante do dia continua normal. A RMTC disponibilizou o telefone 0800 648 2222  para tirar dúvidas. 

Cadastro

O usuário que se enquadra na categoria de trabalhadores de serviços essenciais, deve acessar o site da RMTC, clicar na aba cadastro, preencher seus dados, e anexar o documento que comprove o trabalho em uma das categorias definidas pelos decretos do Governo do Estado, Decreto Estadual Nº 9.828, de 16/03/2021, e da Prefeitura de Goiânia, Decreto Municipal De Goiânia nº 1.757, de 07/03/2021.  

Passo a passo do cadastro:

1. Entrar no portal da RMTC - https://cliente.rmtcgoiania.com.br/embarqueprioritario - por computador ou celular;

2. Preencher com os dados do CPF e o ramo de atividade essencial que deverá ser selecionado em uma lista;

3. Adicionar a imagem do documento de trabalho (carteira de trabalho, crachá ou declaração do empregador) - caso não tenha comprovação, o usuário deve escrever uma justificativa para o pedido;

4. Aceitar que leu e concorda com o termo de acesso e adesão;

5. Clicar em finalizar o cadastro - pronto! Está feito o cadastro para viajar nos horários de pico. 

 



Coronavírus Transporte Coletivo
P U B L I C I D A D E