Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas, a professora e escritora era filha de Colemar Natal e Silva, um dos fundadores e o primeiro reitor da Universidade Federal de Goiás

AVC mata crítica literária, Moema de Castro e Silva Olival

21/03/2021, às 14:15 · Por Da Redação

A professora Moema de Castro e Silva Olival , 88 anos, morreu na madrugada deste sábado (20) no Hospital Jacob Facury, em Goiânia, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). 

Ela foi internada no dia 3 deste mês com suspeita de Covid-19, mas exames não confirmaram a doença. 

De acordo com seu neto, Colemar Natal e Silva Neto, a avó estava com pneumonia que mais tarde evoluiu para uma embolia pulmonar e em seguida para um AVC. Seu corpo foi sepultado no jazigo da família, no Cemitério Santana, na capital.   

Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas, a professora e escritora era filha de Colemar Natal e Silva, um dos fundadores e o primeiro reitor da Universidade Federal de Goiás, instituição onde durante anos ela foi docente, fundou o Centro de Estudos Portugueses e era professora emérita da Faculdade de Letras

Moema de Castro Olival nasceu na cidade de Goiás e se tornou uma das mais respeitadas intelectuais de Goiás, autora de diversas obras de crítica literária. Ela era membro da Academia Goiana de Letras, da União Brasileira de Escritores – seção de Goiás, da Academia Brasileira de Filologia e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Ela recebeu a comenda da Ordem do Mérito conferida pelo então presidente de Portugal, Mário Soares, pela contribuição à divulgação da Língua Portuguesa.           

 


Moema de Castro e Silva Olival Covid-19 AVC
P U B L I C I D A D E