P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Desde o início da pandemia, são 3.100 vidas perdidas para a Covid-19 e 123.268 casos diagnosticados em Goiânia

Goiânia tem 500 leitos exclusivos para tratamento da Covid; 20 deles foram abertos na última 2ª-feira

17/03/2021, às 05:45 · Por Da Redação

Em meio a um cenário desolador, que nos últimos dias registrou diversos recordes negativos em relação à Covid-19, um número que nos faz comemorar: Goiânia agora tem 500 leitos hospitalares. É o maior número desde o início da pandemia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Diante do aumento dos casos da doença na Capital, a Prefeitura ampliou o atendimento em leitos exclusivos nas duas categorias: Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermaria.

A criação mais recente ocorreu na tarde da segunda-feira, 15, quando o Executivo municipal abriu 20 leitos, sendo dez de UTI e dez de enfermaria, na Santa Casa de Misericórdia, uma das oito unidades que regulam para a cidade. Agora, o hospital conta com 50 leitos regulados para o município e destinados ao tratamento da Covid-19.

No Hospital das Clínicas, unidade que recentemente assinou convênio para 100 novos leitos, são disponibilizadas 44 vagas em leitos de UTI e 23 vagas em leitos de enfermaria, ampliando o atendimento para 67 vagas no total. As demais serão liberadas conforme demanda. 

Desse total de 500 leitos hospitalares, 274 são somente de UTI; o maior número registrado desde março de 2020. Isso significa que, somente neste ano, foram criadas 178 vagas para pacientes com o novo coronavírus. “Iniciamos a gestão com 169 leitos de enfermaria e 153 de UTI, considerando aqueles destinados ao tratamento da Covid-19. Criamos a média de 2,5 novas vagas por dia”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Alerta

Mesmo diante do aumento de 55% em vagas, o titular da pasta alertou quanto aos limites dessa expansão. “O aumento dos casos segue em ritmo exponencial e nós temos limites para abertura de leitos, inclusive físicos”, disse.

Durval Pedroso também chamou a atenção para o fato de as pessoas estão tendo que ficar cada vez mais tempo em leitos de UTI. “A estatística de falecimento desses pacientes é de aproximadamente 50%”, enfatizou.  

Sérgio Nakamura, médico da Secretaria Municipal de Saúde, corrobora com o alerta do titular da Pasta. Segundo ele, Goiânia conta com mais leitos do que o total disponibilizado no pico do ano passado. Em contrapartida, também há mais pacientes internados. “No período considerado como pico da pandemia, em 2020, tínhamos menos leitos e também menor ocupação, cerca de 70%. Hoje, apesar de disponibilizarmos maior atendimento hospitalar, registramos 115 a mais de internação", frisou. 

Desde o início da pandemia, são 3.100 vidas perdidas para a Covid-19 e 123.268 casos diagnosticados na Capital.


Prefeitura de Goiânia Covid-19 SMS Leitos Durval Pedroso Sérgio Nakamura
P U B L I C I D A D E