Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação/Agência Pará

Com o consumo acima da média, fornecedores manifestaram a incapacidade de atender à demanda caso a procura continue crescendo

Associação dos Hospitais Privados confirma alta da demanda por oxigênio na rede particular, que beira colapso

11/03/2021, às 04:00 · Por Izabella Vilella

O problema da pandemia de Covid-19 está no ar. Ou melhor, na falta dele. Isso porque, segundo a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), o aumento da demanda de oxigênio tem despertado bastante preocupação em profissionais de saúde, os quais temem a possibilidade de um colapso no serviço.

Conforme o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, o abastecimento de oxigênio poderá ser insuficiente para os próximos dias. Segundo ele, como o consumo está acima da média, os fornecedores manifestaram a incapacidade de atender à demanda caso a procura continue aumentando. 

Por sua vez, apresar de a demanda de oxigênio da rede estadual de Goiás ter subido entre 200% e 500% nos últimos dias, o dado não representa risco de escassez para os hospitais estatais. Nessa perspectiva, o secretário Ismael Alexandrino explicou que providências foram tomadas precocemente para prevenir esse possível problema. Todavia, o colapso está alcançando a rede privada.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), chegou a 97,36% a taxa de ocupação de leitos hospitalares de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiás. Já a ocupação em leitos de enfermaria é de 85,38%. Os dados são referentes a essa quarta-feira, 10. 


Covid-19 Ahpaceg Oxigênio UTI Ismael Alexandrino SES
P U B L I C I D A D E