Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Douglas Schinatto/Divulgação

"Só a ampliação não resolve porque a taxa de letalidade em UTIs está em 50%. Mesmo tendo leito, a gente sabe que muitas pessoas irão a óbito", diz superintendente da SES

Covid-19 leva Goiás a bater mais um triste recorde: 267 vidas perdidas para a doença em um período de 24 horas

10/03/2021, às 22:00 · Por Izabella Vilella

O dia termina em Goiás com mais uma marca triste deixada pela Covid-19. O recorde de vidas perdidas para a doença foi batido nesta quarta-feira, 10, quando o estado registrou 267 mortes pela doença em um período de 24 horas. Os números foram atualizados no portal mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para compartilhar informações sobre o novo coronavírus e suas variantes. 

O número de novos contaminados no período de um dia também é alto: 4.421. Ao todo, 423.009 pessoas em Goiás contraíram o vírus desde o início da pandemia e 9.279 vieram a óbito. De acordo com a SES, 5.372 vítimas do vírus são homens, enquanto 3.907 são mulheres. A taxa de letalidade no estado é de 2,19%.

O recorde de mortes em Goiás havia sido registrado no dia 3 de março de 2021, quando foram contabilizadas pela Secretaria de Saúde 169 vidas perdidas para a Covid-19 em um período de 24 horas. 

Perigo no ar

O Governo estadual vem alertando que a segunda onda da pandemia está mais forte e mais letal que a primeira. Essa constatação foi reforçada após a Secretaria de Saúde identificar três variantes do vírus entre a população.

Em recente entrevista à imprensa, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, explicou que a taxa de mortes pelo vírus dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) vem aumentando. Segundo ela, 50% dos pacientes levados a leitos especiais não resistem às complicações causadas pela doença e morrem.

"Vai chegar o momento em que a gente não conseguirá ampliar mais leitos e isso precisa ficar bem claro para todo mundo. E só a ampliação não resolve porque a taxa de letalidade em UTIs está em 50%. Mesmo tendo leito, a gente sabe que muitas pessoas irão a óbito", alertou a superintendente.


Goiás Covid-19 Coronavírus Mortes UTIs Flúvia Amorim SES
P U B L I C I D A D E