Poder Goiás

Goiânia, 24/04/24
Matérias
Reprodução/ Instagram

Outros nomes deverão buscar votos na região Norte e no Vale do São Patrício

Givago Valadares e Igara de Castro despontam da região Norte para Alego em 2022

09/03/2021, às 13:40 · Por Eduardo Horácio

Cinco nomes surgem na corrida por cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) pela  região Norte de Goiás: Givago Valadares e Márcio Luis (Porangatu), Igara de Castro e Pedro Gonçalves (Goianésia), o vice-prefeito de Ceres, Dino Ayres; e o vice-prefeito de Uruaçu, Machadinho. Givago e Igara despontam como favoritos no atual cenário. 

Givago é filho da prefeita de Porangatu Vanuza Valadares (Podemos) e está em construção de bases eleitorais no interior. Jovem e carismático, ele foi um dos principais coordenadores da campanha vitoriosa do ano passado. Ele tem potencial para sair com uma votação alta da cidade administrada pela mãe, que também já foi deputada, e buscar os votos que faltarem em outras cidades da região. 

Porangatu também deve lançar Márcio Luis (MDB), segundo colocado na disputa pela prefeitura, mas que dependerá da disposição do correligionário Daniel Vilela em liderar uma candidatura ao governo e, assim, fortalecer seu palanque na região Norte. 
 
O ex-prefeito Pedro Fernandes (PSDB), derrotado na tentativa de se reeleger, está praticamente descartado. Mesmo que tente a sorte, corre o risco de sair com uma votação ainda menor que em 2020, quando terminou em terceiro lugar, mesmo com a máquina administrativa nas mãos. 

Fernandes poderá ser incentivado a ir para o sacrifício para ajudar o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que precisará catar votos em cada município para tentar sair do ostracismo que se encontra desde que foi defenestrado das urnas, em 2018. Marconi já se lançou candidato a deputado federal. 

O vice-prefeito Capitão Pires (PSL) também sonha com uma vaga na Assembleia, mas está em um partido atualmente enfraquecido. O PSL até vislumbra o retorno do presidente Jair Bolsonaro, mas ele está de malas prontas para o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que deve mudar de nome para acomodar o presidente na disputa pela reeleição.  

Uruaçu e Goianésia

Bem votado em Uruaçu na eleição de 2010, quando amealhou 9.701 votos (47,32% dos votos válidos na cidade), Machadinho (DEM) tem potencial eleitoral, mas luta contra o histórico da cidade de não conquistar cadeira no parlamento goiano. O mesmo ocorre com o vice-prefeito de Ceres, Dino Ayres (DEM). 

No Meio Norte goiano, Goianésia capitaneia o Vale do São Patrício, reduto que historicamente elege de um a dois parlamentares. A ex-primeira-dama e atual secretária de Promoção Social da cidade, Igara de Castro, é considerada favorita. Nesse cenário, o ex-prefeito Renato de Castro, marido de Igara e atual presidente da Codego, deve tentar vaga na Câmara Federal.

Segundo colocado na eleição municipal de 2020, Pedro Gonçalves (MDB) tem chances, principalmente mantiver o apoio da influente e tradicional família Lage, em ‘dobradinha’ com o deputado Hélio de Sousa (PSDB), que deve disputar mandato de deputado federal. O tucano tem afirmado que não pretende disputar um 7º mandato na Alego.


Eleições 2022 Goianésia Porangatu Cerea Uruaçu Givago Valadares Igara de Castro
P U B L I C I D A D E