P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Divulgação

As perspectivas para o mercado imobiliário continuam boas em 2021. A expectativa é que os juros continuem em baixa e, consequentemente, as vendas se mantenham em alta

Mesmo na pandemia, Goiânia registra aumento de 21,4% nas vendas de imóveis

04/03/2021, às 04:00 · Por Izabella Vilella

O mercado imobiliário de Goiânia registrou crescimento de 21,4% nas vendas de imóveis nos dez primeiros meses da pandemia de Covid-19. Um dos motivos atribuídos ao aumento das vendas está relacionado à queda nas taxas de juros dos financiamentos imobiliários. O fato de as pessoas estarem mais tempo dentro de casa durante a pandemia foi outro fator que contribuiu para a elevação das vendas. 

Uma pesquisa realizada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) revela que foram comercializados 8.238 imóveis em 2020, enquanto que, em 2019, foram vendidos 6.784. 

Com as vendas aquecidas, também houve aumento na quantidade de lançamentos de imóveis. Em 2020, o crescimento foi de 17% em relação ao ano anterior. Conforme a pesquisa da Ademi, foram contabilizados 7.387 imóveis lançados no ano passado; já em 2019, houve o lançamento de 6.306 unidades.

De acordo com o presidente da Ademi-GO, Fernando Razuk, as adaptações que as pessoas precisaram fazer em seu estilo de vida por causa da pandemia contribuíram para que as vendas de imóveis aumentassem. “As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e perceberam a necessidade de comprar um imóvel maior ou mais atualizado para oferecer mais conforto para a família”, ressaltou.

Segundo Razuk, com mais tempo dentro de casa, as pessoas passaram a ter novas necessidades, como o “home office”, que agora se tornou a realidade de inúmeros profissionais. “Muitos perceberam o quanto é importante ter um apartamento com sala bem ventilada e iluminada”, exemplificou. Ainda conforme Razuk, os compradores passaram a considerar essencial morar em imóveis que disponham de lazer completo, uma vez que opções de diversão e de descanso, como clubes e shoppings, têm sido evitadas pela maioria das pessoas. 

A pesquisa também revelou que os bairros mais valorizados de Goiânia são o Bueno, Marista e Oeste, onde o preço médio do metro quadrado está acima de R$ 6 mil, o que justifica serem os locais mais desejados da Capital. Outro setor entre os mais queridinhos é o Jardim Goiás, que não aparece na pesquisa por possuir uma oferta quase zero de imóveis novos. 

Em 2021, as perspectivas para o mercado imobiliário continuam boas, uma vez que os fatores que fizeram ocorrer o ‘boom’ nas vendas de 2020 devem permanecer. A expectativa é que os juros continuem em baixa e, consequentemente, as vendas se mantenham em alta.



Goiânia Pandemia Imóveis Vendas
P U B L I C I D A D E