P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação

Segundo o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, apesar da expansão da rede hospitalar, o nível de gravidade da doença tem aumentado muito mais rápido e os pacientes estão demorando mais para ter alta

Em Goiás, pacientes com Covid-19 já esperam mais de 24 horas por vaga em UTIs

01/03/2021, às 23:30 · Por Izabella Vilella

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos de Covid-19 alcançou 97% nesta segunda-feira, 1ª, deixando ainda mais temorosos os cidadãos goianos de norte a sul do estado. Olhando sobre a perspectiva do número de vagas gerais de UTIs disponíveis em Goiás (819), e considerando a quantidade de pacientes internados (960), o índice de ocupação salta para 117,22%, ou seja: no momento, seriam necessários 17% de leitos a mais do que estão sendo ofertados.

E não são só os números que preocupam: há filas de pedidos de vagas em UTIs para pacientes acometidos de Covid-19 e a espera pelo leito está ultrapassando 24 horas. De acordo com o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, apesar da expansão da rede hospitalar, o nível de gravidade da doença tem aumentado muito mais rápido e os pacientes estão demorando mais para ter alta.

Soma-se, ainda, a esses fatores, a idade desses pacientes. “Não são só idosos. Pessoas jovens na casa dos 40 anos estão se agravando e quando chegam a ter sintomas, o pulmão já está 50% comprometido.  Então, ele evolui para nível grave de forma rápida e tem ficado mais tempo intubado”, explicou.

O secretário também destacou a violência de contaminação das novas cepas do vírus, o que tem culminado, segundo ele, “em uma segunda onda mais agressiva”. “Quando se faz a contagem de uma carga viral em um paciente com a nova cepa, a gente percebe um nível muito mais alto”, disse.

De acordo com estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma pessoa infectada com uma dessas novas variantes pode ter até dez vezes mais vírus em seu organismo do que as contaminadas por outras variantes. Em Goiás, três cepas já foram identificadas.

Neste momento, há 407 leitos de UTI destinados a pacientes com a Covid-19 no estado. Na área de enfermaria são 453. “Hoje temos UTIs em 20 municípios de Goiás. Só para se ter uma ideia, tínhamos 259 UTIs (gerais) no início da gestão e estamos, hoje, na casa de 670 leitos. E isso vai aumentar”, citou Ismael.

No último domingo, 28, o governador Ronaldo Caiado (DEM) visitou o Hospital de enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), no município de Uruaçu. A unidade de saúde, que deve fornecer 68 novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus, começará a atender ainda em março.  

 


Covid-19 Coronavírus UTIs Ismael Alexandrino
P U B L I C I D A D E