P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação

Os casos beneficiaram autoridades, familiares e pessoas que trabalham com profissionais da saúde

Denúncias de fura-filas da vacina da Covid atingem mais de 15 cidades, segundo MP-GO

12/02/2021, às 15:05 · Por Eduardo Horacio

Goiás já possui pelo menos 15 cidades que estão com investigações em andamento no Ministério Público do Estado (MP-GO) sobre casos suspeitos de ‘fura-fila’ da vacina contra a Covid-19.

Os casos beneficiaram autoridades, familiares e pessoas que trabalham com profissionais da saúde. Existe ainda, a possibilidade de outras cidades possuírem investigações abertas, pois não existe um controle centralizado. 

Das denúncias, o MP-GO já arquivou uma investigação em Crixás e confirmou o caso do secretário de saúde de Pires do Rio, que tomou a dose junto com sua esposa. Ele foi afastado, teve de pagar multa de R$ 50 mil, e prestar cem horas de serviços no hospital municipal da cidade. 

Em outra, no município de  Iporá, o prefeito Naçoitan Leite (PSDB),é acusado de furar a fila da vacinação e beneficiar familiares. A defesa dele negou e o político chegou a fazer  exame para verificar anticorpos, mesmo o resultado negativo não evidenciando que ele não tenha sido imunizado. 

Caçú, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Nova Veneza, Ceres, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santa Rita do Araguaia, Santa Fé de Goiás e Mineiros também figuram na lista. 

Há denúncias que vão da inclusão do nome de personal trainers, médicos veterinários, funcionários públicos, agentes públicos, fazendeiros, secretarias e até mesmo os próprios titulares da secretaria municipal de saúde, em alguns casos. 

Em Catalão, por exemplo, há o caso de uma atendente de uma clínica radiológica que teria sido vacinada sem fazer parte do grupo prioritário, ganhou as redes sociais. Em nota, a Prefeitura da cidade comunicou que está investigando a situação, que preliminarmente não havia constatado nenhuma irregularidade.

Em Goiânia, também existe uma investigação da secretária de um médico que teria sido vacinada fora do grupo prioritário. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que está tomando todas as medidas quanto às denúncias de possíveis casos de ‘fura-fila’” e encaminhando as ações para órgãos fiscalizadores. 

Já em Senador Canedo, a publicação de um vídeo de um homem sendo vacinado levantou suspeitas se ele estaria ou não furando fila. De acordo com o MP-GO, existem investigações no município sobre infração de medida sanitária e violação aos princípios administrativos.

Em nota, a assessoria de imprensa do município comunicou que a pessoa em questão trabalha no Posto de Saúde da Família (PSF) do Parque Alvorada. 


MP-GO Vacinação Covid-19
P U B L I C I D A D E