P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 08/05/24
Matérias
Reprodução/Instagram

Jovair já foi infectado pela doença e se recuperou há três semanas

MP investiga se ex-deputado federal Jovair Arantes podia ter recebido dose da vacina contra Covid-19

08/02/2021, às 12:17 · Por Eduardo Horácio

A promotora de Justiça Marlene Nunes Freitas Bueno abriu um inquérito civil público, na última sexta-feira, 5, para investigar se o ex-deputado federal Jovair Arantes, que é cirurgião-dentista, podia receber uma dose da vacina contra a Covid-19. 

A suspeita é que o político não esteja exercendo regularmente a profissão e, assim, tenha recebido a dose em momento errado do plano de imunização. Segundo a promotora, somente os dentistas em exercício podem receber a vacina neste momento.

O ex-deputado federal foi vacinado na quinta-feira, 4, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Para receber a dose, era preciso apresentar a carteira profissional, comprovantes de endereço e de atuação, mostrando que os dentistas estão atendendo pacientes durante a pandemia de coronavírus.

A investigação está colhendo documentos e provas relativas ao exercício regular ou não da profissão por parte de Jovair Arantes. A promotora de Justiça disse que vai verificar também se os critérios exigidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) foram suficientes para a vacinação.

Segundo Marlene, se houve falha, o inquérito vai apurar a responsabilidade tanto de Jovair Arantes quanto de servidores da SMS. À TV Anhanguera, Jovair explicou que tem registro ativo no Conselho Regional de Odontologia há mais de 40 anos e que seu nome constava numa lista junto com todos os outros cirurgiões-dentistas do estado.

Em relação ao exercício da profissão, Jovair Arantes disse que atua "esporadicamente", atendendo clientes antigos em consultórios de amigos e de um sobrinho.

“Estou trabalhando regularmente. Todo dia no consultório? Não. Esporadicamente. Atendo um ou outro daqueles clientes antigos. Atendo, às vezes, no consultório de amigos, de sobrinho", explicou o ex-deputado.

Jovair afirma que já foi infectado pela doença e se recuperou há três semanas. "Eu já tive Covid, fiquei internado durante cinco dias", contou.

Em nota, a SMS disse que irá pedir informações ao CRO – Conselho Regional de Odontologia –“porque quem repassou à secretaria os nomes dos profissionais que estão na ativa, atuando na profissão, portanto, aptos a serem imunizados, foram os Conselhos”.  Já o conselho disse que a vacinação foi destinada a todos os profissionais da Odontologia com inscrição ativa no Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO).

“Jovair Arantes está regularmente inscrito no CRO-GO, preenche os requisitos da SMS de Goiânia, tendo direito à vacinação, assim como os demais profissionais de saúde. Desta forma, não cabe ao CRO-GO fiscalizar se o inscrito exerce efetivamente ou não a atividade profissional. O critério definido é a inscrição profissional ativa".


Jovair Arantes Coronavírus
P U B L I C I D A D E