Poder Goiás

Goiânia, 24/04/24
Matérias
Divulgação

Caiado quer focar em idosos para diminuir o número de pessoas que vão para Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

Caiado diz não ser justo vacinar jovens e quem não está na linha de frente e deixar idosos de fora

06/02/2021, às 11:41 · Por Eduardo Horácio

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse, durante transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 5, não ser justo vacinar jovens e quem não está na linha de frente e deixar idosos de fora. A declaração ocorre quase uma semana depois de iniciada a vacinação de profissionais de saúde, até de profissionais que não estão na linha de frente. 

As vacinas, no entanto, serão distribuídas aos municípios que em muitos casos já vêm adotando seus próprios critérios e vacinando idosos fora de asilos. “Eu sou médico e não posso mais admitir que não estejam sendo priorizadas as pessoas acima de 80 anos”, afirmou. 

Caiado afirmou que a decisão foi feita após conversa com Ismael Alexandrino, Secretário Estadual de Saúde , e Flúvia Amorim, Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás. “Médicos e profissionais que estão na frente do problema tudo bem, mas pessoas jovens que não estão no embate direto não é lógico. Esse é um caso grave e que temos que tomar providência”, pontuou o governador. 

Segundo o democrata, Goiás deve receber mais um lote do imunizante ‘CoronaVac’ e direcionar à  população com mais de 80 anos, depois o próximo grupo prioritário será de pessoas com 70 anos, em seguida 60 e assim sucessivamente. Caiado explica que a medida visa diminuir o número de pessoas que vão para Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Goiânia disponibiliza sistema drive-thru 

A Prefeitura de Goiânia prepara nove lugares, incluindo dois pelo sistema drive-thru, para aplicar as doses da vacina contra a Covid-19 em todos os idosos com mais de 85 anos de idade e acamados com mais de 60 da capital. 

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) é de que novas doses cheguem a Goiás neste fim de semana e a vacinação comece já na próxima semana. 

Os pontos de vacinação da capital funcionarão das 8h às 17 horas. Com isso, segundo a Prefeitura, a previsão é concluir esta nova etapa dentro de uma semana. Cerca de 12 mil pessoas devem ser vacinadas. 

Até esta sexta-feira, 5, 46 mil pessoas, entre idosos institucionalizados e profissionais e trabalhadores da área da saúde, já haviam sido imunizadas em Goiânia.



Ronaldo Caiado Coronavírus
P U B L I C I D A D E