Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

Entre as principais obras, estão o Hospital e Maternidade Célia Câmara e a Upa do Jardim América, além de novos Cmeis, o viaduto sobre a Avenida Jamel Cecílio e a pavimentação de bairros

Em 20 dias, Iris entrega pelo menos 35 obras concluídas em Goiânia

25/12/2020, às 19:00 · Por Eduardo Horacio

Uma verdadeira maratona de inaugurações faz parte da agenda do prefeito Iris Rezende neste mês de dezembro, que marca também o final de sua gestão e o encerramento de sua carreira política. Ao todo, são entregues pelo menos 35 obras no mês de dezembro. Entre as principais obras, estão o Hospital e Maternidade Célia Câmara e a Upa do Jardim América, além de novos Cmeis, o viaduto sobre a Avenida Jamel Cecílio e a pavimentação de bairros.

Após funcionar exclusivamente como unidade de saúde referência para tratamento da Covid-19 durante meses, o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara foi oficialmente inaugurado em 11 de dezembro para prestar assistência à saúde da mulher e da criança. De imediato, a maior maternidade pública do país já está apta a receber gestantes, com capacidade para realizar de 800 a 1000 partos por mês. 

Também na saúde, foram entregues as obras de reforma e adequações do Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Cândida de Morais, que conta com a parte de urgência de atendimento 24 horas, com clínico geral, pediatra, dentista, coleta para exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X digital. Na parte ambulatorial da unidade, são oferecidas 10 especialidades médicas. Entre elas, clínica geral, ginecologia, cardiologia e psicologia. Por último, Iris entregou a reforma e ampliação do Ciams Jardim América, que agora também atendera como Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Novas sedes
O prefeito Iris Rezende entregou a nova base da 1ª Unidade de Comando Regional da Guarda Civil Metropolitana. O destacamento da Corporação irá atender a 153 bairros da região central de Goiânia e reforçará a segurança de mais de 200 mil pessoas. A Praça da Bíblia ganhou uma unidade Atende Fácil, que descentraliza ainda mais os serviços da Prefeitura. Com capacidade para realizar 10 mil atendimentos mensais, a Unidade oferece mais de 300 tipos de serviços para a população. 

O prefeito Iris Rezende também inaugurou a nova sede da Secretaria Municipal de Educação, prédio adquirido em leilão com mais de 8 mil metros quadrados de área construída, no Setor Leste Universitário. Nos próximos dias ainda entregará a nova sede da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).

Mobilidade
Com muitos investimentos em mobilidade, o prefeito Iris Rezende entregou a ponte da Avenida dos Alpes, que liga a Vila Alpes à Av. C-107, no Jardim América, passando sobre o trecho 3 da Marginal Cascavel.

Em cerimônia emocionante, o prefeito inaugurou o Viaduto Luiz José Costa, elevado do complexo viário no cruzamento das avenidas Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Alameda Leopoldo de Bulhões. O complexo Viário da Jamel Cecílio é uma das maiores intervenções da Prefeitura de Goiânia nos últimos anos na busca por maior fluidez ao tráfego. 

Iris inaugurou o prolongamento da Avenida Leste-Oeste, entre a Avenida Castelo Branco, no Setor Rodoviário, e a Rua da Alegria, no Bairro Goiá. O trecho, na Região Oeste de Goiânia, possui 1,7 km e recebeu o nome de Avenida Arquiteto Eurico Calixto de Godoi, pioneiro da arquitetura moderna goiana. 

A continuação da Marginal Botafogo entre a Av. Leopoldo de Bulhões a 2º Radial no Setor Pedro Ludovico foi entregue na véspera do Natal e o Corredor Leste-Oeste, Tramo Leste (Entre a Rua 402 até a Avenida Manchester) e a pavimentação do asfalto no Residencial Faiçaville, Jardim Colorado, Residencial Nunes de Morais, Jardim Cerrado (I, II, III e IV), Residencial Bertin Belchior (I e II), Residencial Monte Pascoal, Residencial Park Solar, Vale dos Sonhos, Aruana Park, Residencial Havaí, Real Conquista e Residencial Itaipu serão inaugurados na próxima semana, além das Praças Nossa Senhora Lourdes, no Setor Jaó, e da Juventude.   

Educação e cultura
Na noite de 21 de dezembro foi a vez do Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, localizado no Jardim Goiás. Idealizado pela primeira-dama, Iris de Araújo, o espaço será destinado à Cultura em suas mais variadas modalidades e expressões. Com três pavimentos, a Casa abriga salão de exposições, sala para atividades de imersão, sala multiuso, auditório para 216 pessoas com palco, dois camarins e coxia, café/bar, deck café e biblioteca virtual. 

Na educação, muitas novas unidades ampliam ainda mais as vagas oferecidas pelo Município, que este ano alcançou a marca histórica de mais de 108 mil alunos matriculados. No início de dezembro foi entregue o Cmei Jardins do Cerrado IV.

Também foi inaugurado Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Residencial Buena Vista III, na região oeste da capital. Mas Iris ainda vai entregar mais quatro obras na Educação Infantil em dezembro, sendo elas o Cmei Center Ville, Cmei Residencial Mundo Novo, Cmei Ceasa e Cmei Brisas do Cerrado, o último totalmente modular. Juntas, as novas unidades serão responsáveis por acolher mais 1,5 mil crianças da Capital. 

Além disso, foram entregues outras quatro salas modulares na Escola Municipal Orlando de Moraes, no residencial de mesmo nome. As salas possibilitaram a ampliação de 350 vagas na instituição, que atende educandos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. 


Iris Rezende Obras Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E