Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

A visita foi acompanhada também pelo vice prefeito eleito Capitão Pires, funcionários da Saneago, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Vanuza Valadares revitalizará Lagoa Grande de Porangatu

16/12/2020, às 10:40 · Por Pedro Lopes

Atendendo ao pedido da prefeita eleita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos), técnicos do Ministério do Meio Ambiente realizaram uma vistoria na Lagoa Grande de Porangatu e no lixão da cidade. A visita foi acompanhada também pelo vice-prefeito eleito, Capitão Pires, funcionários da Saneago, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vereadores eleitos, Sebrae, Aciap e outras lideranças.  

O trabalho se refere a uma avaliação de caráter técnico pra ações de viabilidade para a execução dos projetos de revitalização do principal cartão postal da cidade, a lagoa grande. Uma das bandeiras defendidas pela futura gestão Porangatu Melhor. Durante a vistoria foram levantados os principais problemas de questão de saúde publica em relação a fauna e a qualidade da água.

Em uma breve análise foi demonstrado que a rede de esgoto já instalada e uma correta engenharia a respeito das galerias pluviais, eliminando pontos de contaminação ainda existentes no lago, são iniciativas que precisam compor no plano de revitalização que inclui tanto a parte de arquitetura e urbanismo quanto a descontaminação da água.

A segunda visita foi realizada na área do lixão da cidade. Em um breve análise do local foi constatado pelo técnico que é necessária a aquisição de uma nova área pra implantação do aterro sanitário. Foi destacado que como Porangatu já faz parte de um consórcio intermunicipal para gestão, controle e destinação dos resíduos sólidos em parceria com municípios vizinhos e já tem um projeto nesse sentido, fica mais fácil dos gestores municipais pleitearem recursos junto ao governo federal pra a execução definitiva do projeto de controle ambiental.

Vanuza reforçou que um espaço próprio, organizado e ambientalmente constituído dentro das normas ambientais é sinônimo de qualidade de vida e geração de emprego e renda. E que por isso tem feito essas mobilizações no sentido de dar celeridade ao processo, informando por meio de projetos e estudos, o que de fato precisa ser feito e o quanto isso deve custar aos cofres públicos. Recurso este, já garantido pelo deputado federal José Nelto que será feito por meio de uma emenda parlamentar já no próximo ano.  

A equipe também visitou o local onde são recolhidos os materiais para reciclagem. Um ambiente que também precisa do apoio do poder público devendo ser estruturado no sentido de ampliar a ação de trabalho, claro, dando suporte aos catadores de forma a profissionalizá-los, promovendo não só oportunidade de trabalho à dezenas de famílias que vivem dessa atividade, mas também qualidade de vida.

As informações coletadas durante o dia de visita farão parte para a composição dos projetos que deverão ser elaborados e executados durante a gestão Porangatu Melhor atendendo às propostas do plano de governo de Vanuza Valadares e Capitão Pires.  

Os objetivos deste trabalho requer respeito e preservação da fauna e flora dos locais analisados, assim como,  implementar uma política de desenvolvimento sustentável no interesse de proporcionar aos cidadãos de Porangatu uma saúde publica de qualidade.


Porangatu Vanuza Valadares Podemos
P U B L I C I D A D E