Poder Goiás

Goiânia, 23/04/24
Matérias
Divulgação

Censura a vídeo em que candidato defende Chico Rodrigues foi descartada pela terceira vez

Justiça impõe sucessivas derrotas a Vanderlan ao tentar ocultar fala em que defende senador preso pela PF

23/11/2020, às 16:10 · Por Pedro Lopes

A campanha de Vanderlan Cardoso (PSD) sofreu novas duas derrotas na Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (23). A assessoria jurídica do candidato tentou, pela terceira vez, censurar a exibição de áudio em que o candidato defende o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado pela Polícia Federal com dinheiro na cueca e entre as nádegas. Em outra ação, os advogados de Vanderlan buscaram proibir a exibição da entrevista concedida à Rádio Sagres em que Vanderlan Cardoso acusa o Hospital Albert Einstein, a família e a campanha de mentirem sobre o real estado de saúde do também candidato à Prefeitura de Goiânia Maguito Vilela (MDB).

Em relação ao áudio no qual Vanderlan defende o senador Chico Rodrigues, esta é a terceira ação que a campanha impetra na Justiça com o objetivo de ocultar a fala do candidato, que reconheceu publicamente que o conteúdo do áudio é verdadeiro e que “foi infeliz” na defesa do colega. Na decisão desta segunda-feira, o juiz Reinaldo Alves Ferreira aponta que o material tem “o propósito de esclarecer o eleitorado, apontando o conceito (de Vanderlan) a respeito do mencionado Senador da República” que considerou o amigo de mais de 30 anos como uma pessoa honesta e, segundo Vanderlan, “não há nada que desabone” Chico Rodrigues.

Em outra ação, a campanha de Vanderlan alegou que a veiculação de trecho da entrevista do senador à Rádio Sagres 730 ocupava espaço maior do que o permitido para a manifestação de apoiadores. Sobre isto, o juiz esclareceu que a “veiculação de vídeo relacionado a entrevista que o Representante Vanderlan Cardoso conferiu à Rádio Sagres, na qual teceu alguns comentários a respeito do estado de saúde do candidato a prefeito adverso” não se trata de propaganda com a participação de apoiadores, mas sim de mera veiculação de vídeo em que figura o adversário.

Propaganda irregular

Na manhã desta segunda-feira, a Justiça Eleitoral já havia determinado que a campanha de Vanderlan Cardoso (PSD) pare de exibir na propaganda eleitoral vídeo que informava provável debate político a ser realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). O juiz Wild Afonso Ogawa destacou que a exibição do conteúdo configura propaganda irregular, visto que o evento não foi confirmado pela entidade.

Em nota divulgada no Twitter, o presidente do Codese, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, deixa claro que não tinha conhecimento sobre a produção e divulgação do material. “O Codese comunica que o vídeo publicado nos meios de comunicação hoje, afirmando sobre a realização do debate do dia 24 de novembro, não teve a aprovação, a autorização prévia e nem mesmo o conhecimento do Codese”, afirmou a nota do dia 20 de novembro.


Vanderlan Cardoso Chico Rodrigues Maguito Goiânia
P U B L I C I D A D E