P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 19/05/24
Matérias
Foto: Divulgação

Marconi atraiu prefeitos em 2001 e fortaleceu o PSDB; DEM governa hoje apenas nove cidades

Com nove prefeitos, Caiado vai repetir Marconi para fortalecer o DEM?

05/04/2019, às 00:02 · Por Diene Batista

Em 2001, o então governador Marconi Perillo (PSDB) quase varreu do mapa o então PFL (hoje DEM) quando levou para o PSDB 23 dos 37 prefeitos que o partido elegeu, em 2000. 

O fato é um dos motivos apontados pelo atual governador Ronaldo Caiado para o rompimento com Marconi Perillo. O PFL, como resposta, lançou a candidatura de Rachel Azeredo à prefeitura de Goiânia contra o nome do governo. Em 2006, Caiado repetiu a aposta e apoiou Demóstenes Torres contra o então palaciano Alcides Rodrigues. 

Apesar da irritação que Marconi provocou em Caiado e nos adversários, a articulação ajudou o marconismo a ficar 20 anos no poder. 

É normal prefeitos mudarem para o partido do governador na esperança por mais obras, principalmente em início de governo. Caiado não sinaliza, entretanto, que pretenda inflar seu Democratas com os métodos que ele chama de 'velha política', apesar de acenos aos emedebistas que sofrem processo de expulsão por infidelidade pelo presidente Daniel Vilela. 

Com apenas nove prefeitos, após Paulo Sergio (de Hidrolândia) migrar para o PSDB, o DEM é apenas o oitavo maior em número de prefeitos. Certamente será a popularidade do governo que ditará o tamanho da vitória e de novas filiações, embora cidades menores dependam mais do governo e tendam a fortalecer candidatos governistas. 

Em cidades de médio e grande porte, a popularidade do governador conta pouco, daí a tradição de Goiânia de eleger prefeitos de oposição ao governo, algo que acontece desde 1992. Caiado, no entanto, depende dessa capilaridade para viabilizar sua reeleição daqui a quatro anos. 

Em 2016 Caiado já era senador e despontava como favorito a governador, como se confirmou, mas mesmo assim o Democratas só elegeu 10 prefeitos. O PSDB, já em crise, e mostrando fadiga, conseguiu eleger 78 prefeitos (muito provavelmente pela força da máquina) contra 40 do MDB. 

Confira o número de prefeitos de cada partido hoje em goiás:

PSDB - 78 

MDB - 40 

PP - 24 

PR - 20 

PSD - 17 

PTB -13 

PDT -11 

DEM - 9 

PSB - 9 

PROS - 7 

PPS - 4 

PRB - 3 

PT - 3

PRTB - 3 

PTN - 2 

PHS - 1 

PRP - 1 

PTC - 1 



Ronaldo Caiado Marconi Perillo DEM
P U B L I C I D A D E