P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Reprodução/Programa Eleitoral

“Nós vamos construir isso com ideias novas, com trabalho no presente. Não podemos ficar só olhando para o retrovisor. A gente não merece parar”, disse Vanderlan

Na TV, Vanderlan ataca continuidade da gestão Iris: ‘Não podemos ficar só olhando para o retrovisor’

11/11/2020, às 00:56 · Por Eduardo Horacio

Na reta final do primeiro turno, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) decidiu atacar a gestão do prefeito Iris Rezende (MDB) para tentar distanciar-se de seu principal oponente, o ex-governador Maguito Vilela (MDB). Na propaganda eleitoral desta terça-feira, 10, o candidato do PSD apresentou-se como o novo, com olhar para o futuro e que a manutenção da atual gestão representa olhar voltado ao passado.

“Enquanto alguns concorrentes querem convencer você usando apenas o trabalho que outros já terminaram, Vanderlan olha para o presente e para o futuro”, informa a locutora do programa eleitoral. Maguito Vilela tem afirmado que quer dar continuidade à atual gestão do prefeito Iris Rezende, com prioridade para a conclusão das obras em andamento.

Em seguida, o próprio Vanderlan busca desvencilhar-se da atual gestão em Goiânia: “Temos de respeitar o passado, mas precisamos avançar. Podemos ter uma cidade de mais oportunidade, mais dinâmica, ainda mais acolhedora. Com empregos melhores e mais perto das pessoas”, detalha o candidato.

Vanderlan Cardoso é ainda mais direto na diferença sua para o modelo de gestão do prefeito Iris Rezende, considerado "retrovisor" por ele. “Nós vamos construir isso com ideias novas, com trabalho no presente. Não podemos ficar só olhando para o retrovisor. A gente não merece parar”, finalizou.

Oposição ou continuidade?
A decisão de Vanderlan de apresentar-se como novo e tentar enterrar o trabalho do prefeito Iris Rezende é uma novidade na campanha eleitoral em Goiânia. Ao se lançar candidato, ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), o senador foi ao Paço apresentar sua chapa ao prefeito.

Em tom bastante amistoso, Vanderlan chegou a dizer a Iris que só decidiu ser candidato devido à aposentadoria do atual prefeito - embora, em entrevista em janeiro ao jornalista Jackson Abrão, disse que seria candidato independentemente de Iris tentar ou não a reeleição. A última pesquisa Ibope, divulgada pela TV Anhanguera, aponta que 69% dos goianienses aprovam a gestão do prefeito Iris Rezende.

Desgaste
A mudança de tom de Vanderlan Cardoso na reta final do primeiro turno ocorre um momento delicado enfrentado por ele na campanha. Estagnado nas pesquisas, o senador enfrenta enorme dificuldade para explicar um áudio em que fazia defesa do colega senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado pela Polícia Federal com dinheiro escondido na cueca. Primeiro, vazou um áudio em que Vanderlan disse que "não há nada que desabone sua conduta". Semanas depois, Vanderlan chegou gravou um vídeo e publicou em suas redes afirmando ter falado “bobagem”.

Também causou embaraço a Vanderlan a divulgação de um vídeo de uma sabatina ao jornal O Popular, quando era candidato ao Senado em 2018, em que ele garantia cumprir o mandato de oito anos se fosse eleito - e que não seria candidato a prefeito em 2020 pois isso seria fazer do Senado uma "escadinha". 

Veja abaixo o trecho do vídeo de agora em que o programa eleitoral de Vanderlan faz críticas a quem olha no retrovisor:


Vanderlan Cardoso PSD Eleições 2020 Iris Rezende Retrovisor Chico Rodrigues
P U B L I C I D A D E