P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação

O senador Vanderlan Cardoso tem um pouco mais de expectativa de vitória entre os homens (37%), no grupo de eleitores com curso superior (38%), evangélicos (34%) e entre aqueles que reprovam a gestão do prefeito Iris (38%)

Ibope: Maguito Vilela é favorito para 43% dos eleitores

07/11/2020, às 01:10 · Por Eduardo Horacio

A pesquisa Ibope/TV Anhanguera perguntou quem vencerá a eleição de 15 de novembro, independente da opção de voto do eleitor. Para 43%, o ex-governador Maguito Vilela (MDB) será eleito prefeito de Goiânia. A expectativa de vitória do emedebista é maior que a registrada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) em 11 pontos porcentuais. Para 32% dos entrevistados, o ex-prefeito de Senador Canedo comandará o Paço Municipal à partir de 1º de janeiro de 2021.

O questionamento do Ibope busca captar quem o eleitorado acredita ser o favorito para vencer a eleição em 15 de novembro. Em geral, a expectativa de vitória em torno de um candidato ajuda a potencializar a performance dele nas urnas.

Além de Maguito e Vanderlan, somente a deputada Adriana Accorsi (PT) sustenta alguma expectativa de vitória. Para 7% dos eleitores entrevistados pelo Ibope, ela vencerá a disputa. Os outros 13 candidatos que disputam o Paço Municipal não alimentam no eleitorado esperança de que possam vencer ou possuem expectativa mínima.

Estratificação
Entre os eleitores na faixa etária de 45 a 54 anos e acima de 55 anos, 48% cravam vitória de Maguito Vilela. O emedebista também cresce entre os eleitores com ensino fundamental (47%) e os que informam serem católicos (50%). A maior expectativa de vitória para Maguito, porém, está no grupo que avalia a gestão do prefeito Iris Rezende como ‘ótima’ ou ‘boa’. Entre os iristas, 52% afirmam que o vencedor será Maguito.

O senador Vanderlan Cardoso tem melhor performance entre os homens (37%), no grupo de eleitores com curso superior (38%), evangélicos (34%) e entre aqueles que reprovam a gestão do prefeito Iris (38%). São mais entusiastas de uma vitória da deputada Adriana Accorsi os jovens (entre 16 e 24 anos) com 15%.

Registro
Contratado pela TV Anhanguera, o Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 3 e 5 de novembro. A margem de erro máxima do levantamento é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº GO-06519/2020. 


Ibope Pesquisa Pequisa Ibope Eleições 2020 Maguito Vilela Vanderlan Cardoso Adriana Accorsi Major Araújo Alysson Lima Elias Vaz Talles Barreto Gustavo Gayer Manu Jacob
P U B L I C I D A D E