Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Gráfico PoderGoiás

m terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Goiânia, a deputada estadual Adriana Accorsi (PT) tem 15% dos votos válidos na última rodada da pesquisa Ibope. Nos dois primeiros levantamentos, a petista marcou 14% e 13%, respectivamente

Maguito Vilela chega a 36% dos votos válidos, mostra Ibope/TV Anhanguera

07/11/2020, às 01:07 · Por Eduardo Horacio

A terceira rodada da pesquisa Ibope, contratada pela TV Anhanguera, mostra que Maguito Vilela (MDB) alcança 36% dos votos válidos. O emedebista está 7 pontos porcentuais à frente do segundo colocado, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que soma 29%. O formato de votos válidos – quando são excluídos brancos, nulos e eleitores indecisos – é o  utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação do resultado da eleição. 

Na primeira rodada do Ibope, em 2 de outubro, Maguito somava 26% das intenções de votos válidos. Na rodada de 21 de outubro, passou a 34% e agora chega a 36%, no levantamento divulgado em 5 de novembro. Entre o primeiro e o terceiro levantamento, o candidato do MDB cresceu 10 pontos porcentuais.

O senador Vanderlan Cardoso começou a corrida ao Paço com 27% na simulação de votos válidos no início de outubro, quando ostentava o primeiro lugar. Chegou a 31% na segunda rodada, já ultrapassado por Maguito; e agora oscilou dois pontos para baixo, registrando 29%. Vanderlan oscilou negativamente 2 pontos, dentro da margem de erro. 

Em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Goiânia, a deputada estadual Adriana Accorsi (PT) tem 15% dos votos válidos na última rodada da pesquisa Ibope. Nos dois primeiros levantamentos, a petista marcou 14% e 13%, respectivamente.

Os demais candidatos apresentam baixa estimativa de votação. Elias Vaz (PSB) tem 4% dos válidos, enquanto quatro candidatos marcam 3% das intenções de votos válidos: Alysson Lima (Solidariedade), Major Araújo (PSL), Dra. Cristina (PL) e Gustavo Gayer (DC). Samuel Almeida (Pros), Fábio Júnior (UP) e Manu Jacob (Psol) somam 1% dos válidos cada. Os demais concorrentes não pontuaram.

Estratificação
Maguito Vilela destaca-se entre eleitores com mais de 55 anos (44% dos votos válidos), ensino fundamental (43%) e entre aqueles que aprovam a gestão do prefeito Iris Rezende (46%).

O senador Vanderlan Cardoso tem mais votos entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (35% dos válidos), com ensino fundamental (31%), evangélicos (32%) e nos grupos que consideram a administração municipal regular e ruim ou péssima (31%).

Contratado pela TV Anhanguera, o Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 3 e 5 de novembro. A margem de erro máxima do levantamento é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº GO-06519/2020. 



Ibope Pesquisa Pequisa Ibope Eleições 2020 Maguito Vilela Vanderlan Cardoso Adriana Accorsi Major Araújo Alysson Lima Elias Vaz Talles Barreto Gustavo Gayer Manu Jacob
P U B L I C I D A D E