Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Reprodução

A reunião ficou suspensa por 15 minutos, mas já retornou

Após morte de advogados, OAB-GO suspende sessão que escolhe lista para novo desembargador

28/10/2020, às 16:57 · Por Pedro Lopes

Em razão da morte de dois advogados, a Ordem dos Advogados suspendeu na tarde desta quarta-feira, 28, a sessão para formação de lista sêxtupla do Quinto Constitucional da Advocacia. A reunião ficou suspensa por 15 minutos, mas já retornou. 

Os seis indicados serão posteriormente apreciados pelo Tribunal de Justiça de Goiás, que afunilam em três nomes submetidos ao governador Ronaldo Caiado (DEM) que baterá o martelo na definição do novo desembargador do Estado. 

Para entrar na lista sêxtupla, os advogados inscritos terão de ter 50% dos votos mais 1. O voto é aberto. Na cédula, constarão os nomes de todos os advogados que tiveram a candidatura deferida em ordem alfabética. Cada conselheiro e diretor da OAB-GO votarão em seis nomes.

As vagas fazem parte do chamado quinto constitucional. Um quinto das vagas de juízes nos tribunais brasileiros é destinado a integrantes do Ministério Público ou a advogados, ambos com mais de dez anos de carreira.

No caso dos advogados, a lei exige notório saber jurídico e reputação ilibada. As demais vagas nesses tribunais, ou seja, 80% delas, são para aqueles que prestaram concurso para a magistratura.

Após a eleição da escolha dos seis nomes, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes receberá a lista sêxtupla que contém os nomes dos candidatos que concorrerão ao cargo de desembargador.

 A lista sêxtupla será analisada pela Corte Especial, que selecionará três nomes que serão, então, encaminhados ao governador Ronaldo Caiado, que será responsável pela escolha do novo desembargador.



Tribunal de Justiça do Estado de Goiás OAB-GO
P U B L I C I D A D E