P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Foto: Randro Gomes

Ex-senadora ingressa em novo partido, mas não deve assumir comando da sigla

Lúcia Vânia perde comando do PSB e migra para mesmo partido do sobrinho

30/03/2019, às 00:00 · Por Diene Batista

Desde de que perdeu a reeleição para o Senado, em 2018, a permanência da ex-senadora Lúcia Vânia no comando do PSB em Goiás tornou-se insustentável. O partido se reposicionou no Estado elegendo o deputado federal Elias Vaz e atraindo o senador recém-eleito Jorge Kajuru, que deixou o PRP.

Lúcia Vânia já dava as cartas no Cidadania (antigo PPS) em Goiás há alguns anos. O presidente da sigla no Estado é o sobrinho da ex-senadora, Marcos Abrão, que também foi derrotado, em 2018, ao tentar se reeleger deputado federal.

O comando do Cidadania, porém, não deve ficar nas mãos da família Abrão. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, pode migrar para o Cidadania e assumir o comando da legenda. A mudança, porém, é um pouco mais delicada já que Lissauer está em pleno mandato e pode ter a mudança questionada na Justiça pela lei da infidelidade partidária (que vale para deputados estaduais e federais, mas não vale para senadores). 

Itinerante
Com o comando do PSB no Estado, o deputado federal Elias Vaz articula sua candidatura à Prefeitura de Goiânia. O projeto também tem o respaldo do senador Jorge Kajuru, seu colega de partido. Recentemente, os dois abriram escritório político conjunto em Goiânia.

No Estado, o PSB tem histórico de ser entregue a políticos com mandato. Já esteve sob o comando do ex-deputado Barbosa Neto, quando este era deputado federal e candidato ao governo de Goiás pela legenda em 2006. Posteriormente, o partido foi repassado a Vanderlan Cardoso, candidato ao governo de Goiás pelo partido em 2014. 


PSB Lúcia Vânia Cidadania Marcos Abrão Lissauer Vieira Jorge Kajuru Elias Vaz PPS
P U B L I C I D A D E