P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/05/24
Matérias
Divulgação

A seca avança após 116 dias sem chuva na região

Seca do Rio Meia Ponte avança e atinge estado crítico I

16/09/2020, às 10:46 · Por Pedro Lopes

Avança o estado de alerta da Bacia do Rio Meia Ponte, que abastece a Goiânia e a Região Metropolitana. No último domingo, 13, a bacia saiu da fase de alerta e atingiu o estado crítico I, forçando a prefeitura a tomar uma série de iniciativas protocoladas para essa situação. A medição do Meia Ponte em seu Ponto de Monitoramento 2 chegou a 5.143 litros por segundo, inferior ao mínimo 5.500 L/s necessários. 

A seca avança após 116 dias que se completam sem chuva nesta região. Agora, cabe a  Secretaria Estadual de Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável (Semad) realizar as seguintes ações:manter a vazão de 2.000 L/s para manter o abastecimento da população; manter a articulação para a continuidade da campanha sobre uso racional (TV, Rádio, jornal e Mídias Sociais); manter a divulgação da situação da Bacia à sociedade e usuários (TV, Rádio, Jornal e Mídias Sociais), além de intensificar fiscalização. 

Junto a isso serão feitas reuniões com as comunidades que ocupam a Bacia, articulando junto a associações, prefeituras e produtores rurais que necessitam da água local.  

2019

No ano passado, a seca da bacia atingiu nível mais drástico no final de agosto: Nível Crítico III, quando a vazão de escoamento é  menor ou igual a 3.000 L/s. Foi necessário rodízio de distribuição de água entre os bairros em determinadas regiões da capital. A prefeitura agora fortalece campanha para incentivar uso consciente da água. 



Meia Ponte Goiânia Água
P U B L I C I D A D E