P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 13/05/24
Matérias
Divulgação/Instituto Diagnóstico

Mesmo tendo anunciado o seu afastamento da política eleitoral, Iris lidera com bastante folga em todos os cenários em que aparece

Pesquisa DM/Sagres/Diagnóstico: Iris lidera disparado nos dois cenários em que aparece

11/09/2020, às 02:01 · Por Eduardo Horacio

Nos dois cenários estimulados em que aparece da pesquisa DM/Sagres/Diagnóstico para as eleições de 2020, o prefeito Iris Rezende (MDB) é líder disparado em primeiro lugar, caso dispute a reeleição. Em um terceiro cenário, o primeiro sem Iris Rezende (com Maguito Vilela candidato no seu lugar), o líder é Vanderlan Cardoso (PSD). Em um quatro cenário sem Iris e sem Vanderlan, em que Maguito Vilela (MDB) é colocado no lugar de Iris, Adriana Accorsi (PT) lidera, em empate técnico com o próprio Maguito.

Mesmo tendo anunciado o seu afastamento da política eleitoral, Iris lidera no primeiro cenário com 51,7% das intenções de voto. A segunda colocação é de Adriana Accorsi, com 8,2%, seguida de Elias Vaz (PSB), com 4,6% e Major Araújo (PSL) com 3,8%. Alysson Lima (Solidariedade) aparece com 3,4% e Francisco Júnior (PSD) tem 3% e Dra. Cristina (PDT) tem 2,9%. Os demais candidatos não somam 2% cada, os eleitores dispostos a anular somam 6,6% e os indecisos são 7,5%.

Em um segundo cenário, em que Vanderlan é candidato no lugar de Francisco Júnior, Iris também lidera com folga: 51,2% das intenções de voto, contra 13,3% de Vanderlan, 6,7% de Adriana e 3,8% de Elias Vaz e Major Araújo. Os demais candidatos alcançam menos de 3% cada. Os nulos somam 4,5% e os indecisos são 4,3% do eleitorado neste cenário.

No terceiro cenário, sem Iris e sem Vanderlan (com Maguito e Francisco candidatos, respectivamente), Adriana Accorsi lidera com 13%, em empate técnico com Maguito, que alcança 12,3%. Elias Vaz (PSB) aparece em terceiro com 6,2%, seguido de Francisco Júnior com 5,8% e Alysson Lima com 5,6%. Dra. Cristina e Major Araújo têm 5% cada, Virmondes Cruvinel alcança 4,5% e Thiago Albernaz tem 3,7%. O tucano Talles Barreto tem 2,2% e os demais candidatos não alcançam nem 2% cada. Neste cenário sem Iris e Vanderlan, os nulos sobem para 14,9% e os indecisos vão a 16,6%.

Em um quarto e último cenário, sem Iris e com Vanderlan (com Maguito candidato no lugar de Iris), Vanderlan lidera com 16,8%. Em segundo lugar aparece Adriana Accorsi, com 11,5%, em empate técnico com Maguito Vilela, que tem 10,9%. Alysson Lima e Elias Vaz alcançam 5%, Dra. Cristina e Major Araújo vão a 4,5% e Virmondes Cruvinel tem 4,2%. Os demais candidatos alcançam menos de 4% das intenções de voto, cada. Os nulos e brancos somam 12,8% neste cenário e os indecisos são 14,6%.

Registro
A pesquisa do instituto foi a campo de 5 a 8 de setembro de 2020. A margem de erro é de 3,9 pontos porcentuais e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa ouviu 625 eleitores, com checagem por georreferenciamento e machine learning de 100% das entrevista. A pesquisa está registrada sob o número GO-04922/2020 no TRE-GO e seu questionário pode ser lido na íntegra clicando aqui


Iris Rezende Vanderlan Cardoso Adriana Accorsi Elias Vaz Francisco Júnior Major Araújo Eleições 2020 Pesquisa Pesquisa Eleitoral Instituto Diagnóstico Diário da Manhã Rádio Sagres
P U B L I C I D A D E