Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

Investigações apontaram que 210 pessoas que estão atualmente detidas em presídios federais recebiam um auxílio mensal

Membros de grupo criminoso são alvos de operação da PF em quatro cidades goianas

31/08/2020, às 12:01 · Por Pedro Lopes

A Polícia Federal (PF) realiza nesta segunda-feira, 31, a Operação Caixa Forte contra membros de um grupo criminoso. A ação cumpre 623 mandados, sendo 422 de prisão preventiva e 201 de busca e apreensão no Distrito Federal (DF), Goiás e mais 18 Estados.

Em Goiás, os mandados são cumpridos em Britânia, Morrinhos, Nerópolis e Itumbiara. Até o início desta manhã, 173 pessoas já foram presas, incluindo familiares de investigados. A operação investiga crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro de investigados que seriam integrantes do braço financeiro do grupo. 

A Justiça de Minas Gerais determinou o bloqueio de cerca de R$ 252 milhões de contas ligadas aos chefes do grupo. Segundo a PF, esta é a maior operação da corporação em número de estados, mandados e valores apreendidos. Em um dos locais, em Santos, no litoral de São Paulo (SP), os policiais apreenderam R$ 2.730 milhões. 

As investigações apontaram que 210 pessoas que estão atualmente detidas em presídios federais recebiam um auxílio mensal do grupo por terem alcançado cargos de alto escalão na organização ou por terem realizado algumas missões, como a execução de servidores públicos.

Esses pagamentos eram feitos por meio de contas que não pertenciam a quadrilha para evitar a identificação dos recursos por parte das autoridades.  

Confira os Estados

Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.


Operação Caixa Forte PF
P U B L I C I D A D E