Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Foto: Divulgação

Valeriano Abreu conseguiu mais votos para deputado em Anápolis do que Rubens Otoni, em 2018

Anápolis: Valeriano pode atrapalhar Gomide para 2020

19/03/2019, às 00:00 · Por Diene Batista

O deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT) é apontado como favorito destacado para voltar ao comando da Prefeitura de Anápolis. Em pesquisas de consumo interno, a gestão de Roberto Naves (PTB) é tida como desastrosa (de difícil recuperação de popularidade) e o advogado Valeriano Pereira de Abreu (Podemos) é quem surge como principal concorrente do petista na disputa eleitoral de 2020.

Antônio Gomide foi eleito deputado estadual já com intuito de fortalecer seu nome para a disputa municipal em Anápolis. Eleito em 2008 e reeleito em 2012, o petista administrou a cidade até abril de 2014, quando renunciou ao segundo mantado para disputar o governo de Goiás. Em 2016 foi eleito vereador, cargo que já havia exercido por três vezes na cidade.

Principal oponente do ex-prefeito em pesquisas atuais, Valeriano não tem o mesmo currículo vitorioso do petista, mas vem conquistado cada vez mais espaço em disputas eleitorais. Na sucessão municipal de 2016, Valeriano obteve 13,03% dos votos validos (23.520 votos), terminando a eleição em quarto lugar. 

Candidato a deputado federal em 2018, Valeriano conseguiu uma suplência com 33 mil votos, dos quais mais de 27 mil em Anápolis (quase 8 mil votos a mais que o deputado federal reeleito Rubens Otoni, do PT, na cidade). O pré-candidato pode obter apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Valeriano tem dois trunfos que podem agradar o eleitor anapolino: é de extrema-direita (alguns chegam a chamá-lo de Cabo Daciolo anapolino, dada a rejeição que ele tem por maçons, por exemplo) e tem cheiro de novidade, apesar de já ter sido secretário de outras gestões, inclusive presidente do Procon de Anápolis na gestão de Roberto Naves. 


Valeriano Abreu Antonio Gomide Roberto Naves Anápolis
P U B L I C I D A D E