Poder Goiás

Goiânia, 19/04/24
Matérias
Divulgação

O açúcar, a carne e a soja se destacam entre as maiores exportações, com aumento de 294,03%, 45,18% e 59,99%, que vão em grande parte para Estados Unidos e China

Alta do dólar mantém superávit da balança comercial em Goiás com recordes nas exportações

09/06/2020, às 16:20 · Por Pedro Lopes

O superávit da balança comercial goiana em maio foi de US$ 544 milhões, 92% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O resultado representa recorde histórico para o Estado, que vendeu US$ 823 milhões para o exterior no mês passado,  aumento de 39% nas exportações.

Já as importações caíram 9,3% causando um superávito pelo terceiro mês consecutivo em 2020.  O aumento da demanda por produtos básicos  e a alta do dólar contribuíram para o resultado expressivo da balança comercial goiana no mês passado. “Esta combinação deixa os produtos do agronegócio de Goiás mais atrativos. Mesmo em momento de crise, provocado pela pandemia do novo coronavírus, conseguimos nos manter”,  ressalta o superintendente de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia. 

O açúcar, a carne e a soja se destacam entre as maiores exportações, com aumento de 294,03%, 45,18% e 59,99%, respectivamente que vão para países como o Estados Unidos, que voltaram a comprar os produtos brasileiros em maio, é a China, principal destino das exportações goianas, que ampliou para 55,49% sua participação na compra de produtos do Estado.

Os principais municípios exportadores de Goiás são Rio Verde, Jataí, Luziânia e Itumbiara. Apesar da queda geral nas importações, produtos farmacêuticos (7%), fertilizantes (3,62%) e combustíveis (213%) registraram alta. As quedas mais acentuadas foram nas categorias de automóveis (71%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (60%).



Balança Comercial Superávit Goiás Exportações
P U B L I C I D A D E