Poder Goiás

Goiânia, 23/04/24
Matérias
Divulgação UFG

A pesquisadora acredita no sucesso a médio prazo, com a definição de uma vacina talvez até o final do ano ou começo do próximo

Vacina contra a Covid-19 deve sair em 10 meses, acredita pesquisadora da UFG e OMS

29/05/2020, às 13:20 · Por Pedro Lopes

A única brasileira convidada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para participar dos estudos de vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a médica infectologista e epidemiologista Cristiana Toscano, que mora em Goiânia e é pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), acredita que a vacina deve sair em 10 meses. 

Cristina tem uma carreira de saúde pública internacional, focada na área em doenças imunopreviníveis e vacinas com trabalhos em vários países, com investigação de surtos no Haiti, em outros países da América Latina e da África. Ela atuou na Organização Panamericana da Saúde no Brasil, na sede em Brasília, e depois e Washington, além de trabalhar na OMS em Genebra (Suíça). 

Em entrevista ao jornal O Popular, ela falou  sobre as perspectivas dos pesquisadores de encontrar a fórmula  capaz de imunizar a população contra o Sars-CoV-2, vírus causador da pandemia que praticamente parou o mundo.

De acordo com ela, existem inúmeras “vacinas candidatas”, e que existem muitas etapas a serem vencidas, mas acredita no sucesso a médio prazo, talvez até o final do ano ou começo do próximo.

Cristiana é paulista, casada com um goiano e trabalhou em diversas partes do mundo. Ela se diz “goiana de coração”. A pesquisadora ajuda a monitorar os números de casos e fazer prognósticos pela UFG . 


UFG OMS Covid-19 Vacina
P U B L I C I D A D E