Poder Goiás

Goiânia, 23/04/24
Matérias
Divulgação

Derrocada do PSDB em Goiás tem nome e sobrenome: Marconi Perillo

PSDB perde 30% dos prefeitos no Estado e quase desaparece em Goiânia

11/04/2020, às 11:40 · Por Pedro Lopes

Há quatro anos o PSDB tinha o governador e o vice-governador de Goiás e saiu da eleição municipal com 77 prefeitos eleitos, o maior vencedor daquela disputa. Porém, um dos mais longevos domínios de um partido político em uma unidade da federação desmoronou. Após perder o governo em 2018, o partido viu o número de prefeituras ser reduzido em 30% e terá cenário árido pela frente na sucessão de outubro.

Os tucanos ainda administram 55 municípios, após 22 prefeitos buscarem outras legendas. Mesmo com o presidente do partido e prefeito de Trindade, Jânio Darrot, afirmando que a sigla irá lançar mais de cem candidatos na próxima disputa, repetir a performance de quatro anos atrás é inviável. O próprio Darrot terá dificuldades para fazer sucessor. A declaração foi ao Giro, de O Popular.

A derrocada do PSDB em Goiás tem nome e sobrenome: Marconi Perillo. Com a derrota do ex-governador na disputa por uma cadeira no Senado e do governo por José Eliton na tentativa de se reeleger, a força do partido foi minada. Além disso, as denúncias contra os governos tucanos se avolumaram e levaram Marconi a ser preso e a responder hoje dezenas de processos.

Goiânia

Se a situação no Estado impõe muitas dificuldades ao partido que comandou Goiás por quase 20 anos – com intervalo apenas nos dois anos em que houve rompimento formal entre Marconi e o ex-governador Alcides Rodrigues –, na capital do Estado a situação é ainda pior.

O PSDB não elege o prefeito de Goiânia desde 1996, quando Nion Albernaz venceu a disputa. A representação do partido se resumia aos mandatos na Câmara Municipal. Por último, os dois vereadores remanescentes deixaram o ninho tucano – Dra. Cristina Lopes, que migrou para o PL com pretensão de ser candidata a prefeita; e Anselmo Pereira, que voltou ao MDB após 17 anos na legenda.

O deputado estadual Talles Barreto é o pré-candidato do partido a prefeitura de Goiânia, após vencer uma prévia interna com nomes desconhecidos. O parlamentar, porém, é pouco conhecido na Capital e não desponta em nenhuma pesquisa de intenção de votos. E dificilmente terá a seu lado uma chapa de vereadores que fortaleça seu nome na disputa majoritária. 


PSDB Marconi Perillo Goiás Derrocada
P U B L I C I D A D E